terça-feira, 6 de julho de 2010

Postagem Especial: Como se Deu a Evolução dos Olhos

Ludmila Lordelo é a nossa informante de hoje. A estudante que teve o seu trabalho de pesquisa aprovado na SBPC-Jovem 2010, nos mostra de antemão o quê irá apresentar na mostra de Ciências que acontecerá no Rio Grande do Norte, entre os dias 25 e 30 de julho.

Vamos Conferir?

É com você, Ludmila!


Olá, meu nome é Ludmila Souza Caldas Lordelo, tenho 15 anos, sou estudante do Colégio Estadual Odorico Tavares, Bolsista de Iniciação Científica Júnior pela FAPESB, orientada Profª. Rejâne Lira; e hoje, sou informante por um dia para o Pergaminho Científico.

Como se deu a evolução dos olhos? A partir desta pergunta desenvolvi o meu projeto de pesquisa. E hoje, compartilharei com vocês um pouco do que descobri.

Os olhos evoluíram numerosas vezes em diferentes linhagens dos animais. O sentido da visão foi de grande importância para a sobrevivência desses animais, aperfeiçoando seus modos de ataque e de defesa. O órgão sensorial da visão é baseado na luz e as células responsáveis por isso são chamadas fotorreceptoras, que variam desde células simples espalhadas no corpo de alguns invertebrados como minhocas, até olhos mais complexos, como os nossos. A partir dessas células, que detectam luminosidade, é formado o ocelo, um aglomerado de células fotorreceptoras, juntas e organizadas, mas que ainda consegue formar de imagem. Até chegar aos olhos, que são complexamente organizados, muitos são capazes de uma excelente formação de imagem e são incrivelmente variados em formas, tamanhos, cores e configurações. Isto ocorre, pois cada animal tem um estilo de vida diferente e nenhuma espécie vê o mundo de forma idêntica à outra, cada animal vê de acordo com sua necessidade. Minha pesquisa tem como objetivo investigar como ocorreu o surgimento e a evolução da visão dos animais, e a partir desses estudos, elaborar uma árvore evolutiva dos seus órgãos da visão e um jogo eletrônico, para tornar o assunto mais divertido de aprender.



Nenhum comentário: