terça-feira, 13 de julho de 2010

Postagem Especial: Astronomia

O Pergaminho traz hoje uma enviada especial para contribuir com nosso jornal científico online. A estudante Crislanda, do Centro Avançado de Ciências do Colégio Estadual Evaristo da Veiga (CAC/CEOT), vem através deste, questionar-se sobre as complexidades e importância no estudo da Astronomia.

Astronomia

Por Crislanda Lima Pereira

Como tudo começou? Essa sem dúvida é umas das perguntas mais intrigantes que a humanidade vem tentando responder e a Astronomia tem um papel extremamente importante na busca pelas respostas.

Definir os estudos astronômicos não é nada simples, pois é uma ciência sem limites e que abrange uma variedade de áreas como a Física, Astrofísica, Cosmologia, Radioastronomia, Astrofotografia, Geologia e Geofísica. É neste contexto que os astrônomos se direcionam, especializando-se em um desses campos.

A complexidade da Astronomia não está apenas nestas áreas, até porque os profissionais ou os astrônomos amadores necessitam de uma densa compreensão dos fenômenos quanto das observações celestes. Observações estas que permitem estudar as mínimas estrelas, as grandes nebulosas e mais uma infinidade de galáxias, entre as quais a Via Láctea, a qual moramos.

Tudo isso é muito importante porque há uma extrema precisão do reconhecimento interestelar, devido a presença das constelações que mesmo a olho nu, são possíveis identificar.

Os progressos da ciência e da tecnologia estão difundindo informações que há dois séculos não se era possível e isso sem dúvida é muito gratificante quando se está em jogo muita luta e dedicação . Exemplos destes avanços são: 400 planetas só em 2010 que se encontram fora do sistema solar; reprodução semelhante a do Big Bang através do acelerador de partículas do CERN; envio de satélites para obtenção de imagens perfeitas, como por exemplo, os anéis de saturno; foguetes em construção para mais uma ida à Lua; robôs fabricados na NASA exclusivamente para a exploração de Marte além de tantos outros progressos que são de utilidade global, tanto em relação ao conhecimento do universo quanto na própria preservação da Terra, até porque ainda falta um quintal extraterrestre para abrigar os terráqueos.

Portanto, é importante despertar o interesse de estudos como este nos jovens, pois como dizia John Haldane “O Universo não é apenas mais estranho do que supomos; ele é mais estranho do que somos capazes de supor."


----

Gostou do texto? Quer ver sua produção publicada aqui em nosso blog também? Envie um e-mail para pergaminhocientifico@gmail.com com textos, fotos e/ou videos contando suas ideias, experiências e opiniões sobre o universo da ciência. Participe e contribua com nossa divulgação científica. 

Nenhum comentário: