sexta-feira, 9 de julho de 2010

Postagem Especial: Como é preparada a merenda escolar?

Os repórteres mirins continuam enviando informações sobre tudo que estão pesquisando no Centro Avançado de Ciências - Bio (CAC / IBio). Desta vez, no nosso espaço "informante por um dia", temos a correspondente Jéssica Nabuco.

A estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga tem 16 anos, cursa a 3ª série do ensino médio e assim como Ludmila Lordelo, é IC-Jr. do Ciência, Arte & Magia.

Jéssica pesquisa sobre o tratamento que é dado à merenda escolar: do manuseio, ao produto final - até a hora em que o alimento é servido aos estudantes.
Vamos então saber mais um pouco do quê ela tem a nos dizer sobre o preparo da merenda escolar:



COMO É PREPARADA A MERENDA ESCOLAR?


Por Jéssica Nabuco

Uma boa alimentação constitui um dos fatores dos quesitos mais importantes para uma vida saudável, uma vez que todo o corpo necessita de alimento para continuar funcionando. De acordo com o guia “Alimentar para a População Brasileira” (2005), a alimentação se dá pelo consumo de alimentos e não de nutrientes e uma alimentação saudável deve estar baseada em práticas alimentares que tenham significado social e cultural. Ainda segundo este guia que é publicado pelo ministério da saúde todos os alimentos têm gosto, cor, forma, aroma e textura e todos esses componentes precisam ser considerados na abordagem nutricional. Todos os seres vivos apesar das diferenças precisam se alimentar e se nutrir ao mesmo tempo para manter uma boa saúde. Os programas e ações em alimentação e nutrição do Ministério da Saúde são desenvolvidos tanto para a prevenção e para o controle de doenças crônicas não transmissíveis, como das infecciosas, promovendo o consumo de alimentos saudáveis, adotando juntamente, modos de vida saudáveis. Deve-se ressaltar que uma alimentação saudável inicia-se incentivando ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, complementando até o segundo ano de vida. O Brasil instituiu a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), implementada em 1999 através da Portaria número 710 de 11/06/99 do Ministério da Saúde, cujo principal objetivo é contribuir com o conjunto de políticos do governo voltadas a concretização do direito humano universal, à alimentação e nutrição adequadas e à garantia de um alimento higienizado e em boa qualidade tendo valor  nutricional para população. Faz parte desta Política, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado em 1954, que institui que a alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, reconhecido internacionalmente por “Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”. A merenda escolar é um tema muito importante que deveria ser mais valorizado pelas escolas, uma vez que a Resolução/CD/FNDE 38/2009, entende por alimentação escolar, alimentos oferecidos no ambiente escolar, independente de sua origem, durante o período letivo, bem como as ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Assim, este trabalho teme como objetivo central a alimentação e nutrição na escola, atendendo todas às normas contidas nesta Resolução. Ocorre que a maioria dos diretores, professores e estudantes desconhecem as Leis e não se preocupa, com a merenda ingerida pela comunidade escolar, sendo que as crianças passam boa parte do seu tempo na escola e muitas até dependem dela para se alimentar. O que deveria ser diferente, já que uma boa alimentação escolar contribui para um bom desenvolvimento físico e mental dos alunos, contribuindo para um melhor aprendizado. Para dois pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia), Jean Mascarenhas e Juliana Santos, ”a merenda escolar é um bem-estar proporcionando aos alunos durante sua permanência na escola e tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais”. Os resultados de sua pesquisa na Rede Municipal de Conceição do Jacuípe, aqui na Bahia, mostraram que os cardápios oferecidos pelas escolas não atendem aos objetivos nutricionais propostos pelo PNAE. Para eles, os recursos passados pelo Governo Federal eram menores que o necessário para a elaboração de uma dieta que atendesse aos seus objetivos. Por isso, resolvi fazer a minha pesquisa na escola em que estudo, o Colégio Estadual Evaristo da Veiga, para conscientizar a comunidade escolar, a investir mais numa alimentação melhor. Principalmente, para divulgar como ocorre todo o processo do sistema alimentar, desde a origem dos alimentos, a sua preparação pelas merendeiras até o serviço para os estudantes e sua opinião sobre o assunto. Quero ressaltar o consumo consciente desta merenda, inclusive se há desperdício.    
Jéssica Viana Nabuco, tem 16 anos, é estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, bolsista de iniciação científica júnior da FAPESB e está sendo orientada pela Professora Rejâne Lira, coordenadora geral do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia “Ciência, Arte e Magia”.

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