segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ciência, Arte & Magia na SBPC Jovem 2010


Programa da UFBA leva Jovens talentos de 12 a 17 anos para a SBPC Jovem

Dezesseis jovens entre 12 e 17 anos do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica “Ciência, Arte & Magia”, da UFBA e coordenado pela Profª Rejâne Lira(Instituto de Biologia), participam de 25 a 30 deste mês, da Reunião Anual da SBPC Jovem, em Natal, Rio Grande do Norte. Entre os temas dos trabalhos apresentados estão a violência escolar, energia nuclear, tráfico de animais silvestres, descarte de computadores e telefones celulares, aquecimento global, degradação da mata atlântica de Salvador, evolução, biodiversidade, entre outros. Onze destes estudantes são bolsistas de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e vão apresentar parte das suas pesquisas, que estão em pleno desenvolvimento. Todos são estudantes da rede pública do estado da Bahia, do Colégio Estadual Alfredo Magalhães, Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Colégio Estadual Odorico Tavares e Colégio da Polícia Militar (Unidade Dendezeiros), orientados por professores-pesquisadores, também bolsistas da FAPESB, entre outros Professores colaboradores. Estas pesquisas não são frutos da sala de aula destas escolas, mas dos Centros Avançados de Ciências, espaço de ensino não-formal de educação científica, implantados pela UFBA, em parceria com as Escolas, desde 2005. Apesar das dificuldades enfrentadas no apoio à viagem, as passagens foram custeadas pela Superintendência da Educação Básica (SUDEB) da Secretaria de Educação da Bahia. 



Este Programa, que é considerado um dos 5 melhores do País na área de Educação Científica, participa da SBPC Jovem desde 2006, portanto completa 5 anos de participação e sucesso, destacando-se por sempre enviar a maior delegação de estudantes entre os estados do Brasil. 

Por: Profª Rejâne Lira, coordenadora do NOAP/UFBA

Para acompanhar nossos jovens nesta viagem, fiquem ligados em nosso jornal On Line e siga-nos no twitter: @cienciartemagia.

Nenhum comentário: