domingo, 21 de setembro de 2008

Visita ao Observatório Astronômico de Antares


Para ver as estrelas. Esse foi o principal motivo da visita dos integrantes do Ciência, Arte & Magia ao Observatório Astronômico de Antares, em Feira de Santana, no dia 27 de agosto. Observá-las do ponto de vista científico, com interesse no aprendizado, mas também observá-las de maneira mágica, dando lugar às manifestações de espanto por tanta beleza.

Todos, incluindo estagiários e professores, saíram às 15:00h do Instituto de Biologia da UFBA rumo à Feira de Santana, chegando lá aproximadamente às 18:00h. O espaço, muito grande, era também um céu de conhecimentos. Astrofísica, constelações, meteoritos e até animais. Tudo sob orientação de um guia. Palestras sobre os fenômenos impressionantes do universo, os astros, estrelas, planetas e suas origens. Tudo de um mundo muito explorado e ainda assim, pouco conhecido.

A observação de Vênus foi uma das coisas feitas por lá: “Muito lindo”, diz Amanda Taynã, integrante do Centro Avançado de Ciências do Colégio Odorico Tavares, sobre o chamado de “Estrela Dalva”, antigo irmão gêmeo da terra, como pensavam há séculos atrás. Parecido com o nosso planeta apenas pela quantidade de massa e tamanho, Vênus impressionou pelo seu brilho reluzente e pelas duas estrelas à sua volta.

No planetário, um ambiente fechado e escuro em forma de círculo, era possível ver o desenho das constelações. “Lá, o estudante de astronomia que nos guiava, mostrou-nos as constelações, induzindo-nos a perceber os desenhos que elas formavam”. Explica Amanda, do Odorico. “A visita foi ótima para esclarecer as dúvidas do campo da astronomia e astrofísica. Foi fundamental para possibilitar-nos uma compreensão acerca do céu”, conclui, depois de adquirir grande quantidade de conhecimento sobre o assunto.



Um comentário:

Unknown disse...

Pra mim, a melhor das atividades de campo (depois da UNICA) até agora. Digo, exceto pela palestra de repleta de "isso eu não sei lhe dizer, mas..." e o clássico "mas aí você faz FÍSICA" (referindo-se a Rafael ¬¬). Fora isso, uma graça!