quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Palestra sobre Serpentes para os Centros de Ciências

Na sexta-feira, dia 15 de agosto, foi ministrada pela mestranda em Saúde Coletiva e professora do Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia, Yukari Mise, uma palestra sobre Serpentes para os participantes dos Centros Avançados de Ciências (CAC). Estavam presentes no anfiteatro do Instituto de Biologia da UFBA, os estudantes dos CAC do Alfredo Magalhães e do CPM, além da coordenadora pedagógica do Projeto, Rosimere Lira.

A palestra explicou quem são as serpentes, falou de aspectos básicos como alimentação e reprodução e trouxe à tona mitos sobre as mesmas, muito difundidos em nossa sociedade. Além disso, orientou os estudantes a como lidar com esses bichos em casos de acidentes. No final, Yukari fez perguntas para avaliar o entendimento dos estudantes sobre as informações passadas.

Para Yukari, a palestra é importante por focar em vários pontos, muitas vezes desconhecidos, sobre as serpentes... A estudante do CAC/CPM Clarice Hortência, disse que a palestra foi muito interessante e que aprendeu bastante: “Aprendi que existem vários mitos sobre cobras e que elas não são violentas como a sociedade aprende. A palestra foi eficaz, pois nos ajuda a lidar com esses bichos e nos tira a idéia de que todo animal peçonhento é uma ameaça para a sociedade”.

Para Yukari, a palestra é necessária porque “o centro está perto do serpentário, por isso é fundamental que os estudantes tenham conhecimento das coisas mais básicas de serpentes. Além disso, são animais que geram inúmeras dúvidas e importantíssimos para pesquisas no Projeto”.






Nenhum comentário: