Na segunda-feira, dia 30 de junho, 18 alunos do C.A.C. - Centro Avançado de Ciências da UFBA - e a turma do Colégio Estadual Alfredo Magalhães, do Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia visitaram o Museu de História natural, na Vila Sauípe. O Museu faz parte do Parque Sauípe e visa à preservação de algumas espécies de animais, estudo e ensino ambiental, além do reflorestamento de áreas no Parque.
No Museu de História Natural existe uma parte arqueológica formada por peças de barro encontradas no litoral norte. São peças de índios Tupinambás e de outros grupos de índios não identificados, encontrados na localidade de Aratu. A outra parte do Museu é composta de animais taxidermizados da fauna do Litoral Norte, expostos em ambientes reproduzindo seu habitat natural.
Gilberto Rios, participante do C.A.C. - U.F.BA., diz que a visita foi fantástica, e ressalta o que lhe chamou à atenção: “o que mais me chamou atenção foi o lugar. É incrível ver uma área grande como aquela totalmente preservada, além do trabalho de "conservação" e adaptação das espécies lá. É um trabalho muito bem feito mesmo”.
O estagiário Esiel Pereira acompanhou a turma de estudantes, e diz que a visita foi muito interessante, ressaltando a importância da atividade de campo para o projeto e os estudantes: “Acredito que atividades de campo são ferramentas bastante importantes, pois servem como complemento, reforço e comprovação, ou não, do que se lê em livros e artigos e do que é dito em sala e pelos meios de comunicação”.
As atividades de campo são fundamentais para a complementação das pesquisas dos estudantes nos Centros Avançados de Ciências. Esiel também enfatiza a questão: “Esta visita ao Museu de História Natural em Sauípe, com certeza, trouxe uma bagagem cultural muito grande, sobretudo do ecossistema natural da fauna e flora brasileira, bem como a possibilidade de relacionar tais conhecimentos com seus trabalhos, sejam eles quais forem. Também serve para a interação entre os participantes dos Centros, além de proporcionar grande maturidade e postura de pesquisadores.
Veja mais fotos da visita:
Nenhum comentário:
Postar um comentário