sábado, 5 de julho de 2008

Ciência, Arte & Magia visita o Museu de Arte da Bahia

Na quinta-feira, 26 de junho, os participantes do Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia visitaram o Museu de Arte Moderna da Bahia, no Corredor da Vitória. O grupo viu a exposição da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, que mostrava a Bahia na época de Dom João VI.

O Museu tem em seu acervo várias coleções de pinturas de personalidades como Jonathas Abott, um médico naturalizado brasileiro que começou a sua vida profissional na Escola de Cirurgia da Bahia, a primeira do Brasil, e Góes Calmon, político e advogado brasileiro, governador da Bahia de 1924 a 1928. Além disso, o Museu guarda as obras da Escola Bahiana de Pintura.

O enfoque principal, da mostra da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, foi trazer à tona a chegada do Príncipe Regente D. João, e a sua trajetória na Bahia, durante os 34 dias que a cidade do Salvador foi a capital do Reino. O coordenador de uma das turmas do Centro Avançado de Ciências do Colégio da Polícia Militar (CAC/CPM), professor Jorge Bugary ressaltou que a visita foi diferenciada de outros museus: “A pessoa que nos apresentou a exposição o fez de uma forma lúdica, criativa. As pessoas que trabalham lá ficaram felizes em saber que existe um centro de ciências interessado em arte”.

O estudante Pedro Israel, do CAC/CPM, disse que achou a visita interessante, pois mudou a concepção de muitas pessoas sobre o que é um museu. Pedro também fez uma relação da visita com a sua linha de pesquisa no Projeto, o jornalismo: “Tive mais informações sobre história. Acho que um jornalista tem que saber essa matéria”.

O professor Jorge Bugary enfatizou a importância da visita ao Museu para os estudantes: “A visita procurou desmistificar a idéia de que o museu é um lugar que só tem coisas velhas. Ela mostrou a importância que têm os achados históricos”. Infelizmente o Museu não permite que as salas sejam fotografadas, então, para os estudantes, o lembrete pode ser o hábito da visita contínua ao lugar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a visita ao MAB, porque eu pudi entender o que é Museu e pude pereber a importância q ele tem na sociedade.
Museu cumpri um papel de elo entre profissionais, estudantes com suas atividades acadêmicas e de pesquisa e a coletividade mostrando principalmente o espírito e a mentalidade científica, incentivando a inclinação para a ciência, entender, apreciar, participar e conservar a história.
Amanda Taynã
Integrante do Centro de Ciências do Colégio Odorico Tavares.