segunda-feira, 26 de maio de 2008

Especial Semana dos Museus - 12 a 18 de maio/2008

O NOAP (Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, Instituto de Biologia da UFBA) que abriga o Projeto de Educação Social e Divulgação Científica “Ciência, Arte & Magia”, além de outros projetos como a Sala Verde “Ciência, Arte & Magia” e a “Rede de Zoologia Interativa” – REDEZOO – foi recentemente reconhecido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – como museu.

De 12 a 18 de maio foi comemorada a 6ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento”, e o NOAP participou dela com o tema “Ciência, Meio Ambiente e Comunidade”, realizando atividades nos dias 13 e 16 de maio no CIAC – Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente – localizado no Alto de Ondina, com o “Gabinete de Curiosidades Científicas” do Ciência, Arte & Magia, a exposição viva de animais e o teatro de fantoches da REDEZOO e os jogos e palestras da Sala Verde “Ciência, Arte & Magia”.

O Ciência, Arte & Magia levou oito experimentos no “Gabinete de Curiosidades Científicas” que foram apresentados, em sua maioria, por estudantes do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, participantes do projeto, e alguns residentes da comunidade do Alto de Ondina, e obteve resultados excelentes nas suas apresentações.

Ciência, Arte & Magia no CIAC

Os experimentos apresentados no CIAC, nos dias 13 e 16 de maio, foram Atração Magnética”, com Fernando Silva, Luis Vagner e Edgilson Almeida; Aquecimento Global”, com Mateus Pereira, Nayara Brito e Romênia; “Digestão: homem versus serpentes”, com Mariana Costa; “A intensidade do cheiro”, com Paola e Elisabete; “Pescando a Evolução”, com Deivisson Freitas; “A Sala Verde e a Comunidade”, com Matheus Sá; “Animais Peçonhentos: medo sem fundamento?”, com Oto Gibson, "Água Destilada" com Mateus Ceuta, além da atividade “Labirinto do Mundo”, com Jéferson Silva e Maria Helena.

As apresentações dos experimentos foram excelentes, e as crianças e adolescentes do CIAC mostraram muito interesse. Todos os trabalhos buscavam trazer aos seus espectadores um outro olhar sobre a ciência, tornando-a mais próximas das atividades cotidianas e dos fenômenos presentes no planeta que nos afetam diretamente. Mariana Costa falou da recepção do seu trabalho pelas crianças do CIAC: “A recepção foi muito boa, todos tinham muitas dúvidas e se interessaram bastante pelo trabalho, até perguntaram se eu iria voltar outro dia.”.

Além da apresentação dos experimentos, a bióloga Roberta Smania ministrou uma mostra de vídeo sobre dengue, e os estudantes Carlos Alves e Caio Vinícius, bolsistas IC Jr. UFBA/FAPEB/CNPq, conversaram com as crianças e adolescentes sobre ciência, o que ela era e como poderia ser produzida, levando-os uma visão interativa e criativa dos trabalhos científicos. Os estudantes Jéferson Silva e Maria Helena ministraram a atividade de reflexão “Labirinto do Mundo - Comenius”, explicando, aos que se interessavam, sobre o objetivo do labirinto e o significado de chegar ao seu centro, estimulando-os a experimentar o percurso dele. Jéferson reconhece a importância do trabalho para a comunidade: “Passar um pouco do que nós fazemos à comunidade é muito bom, porque nós somos a comunidade. Levar a ciência, a tecnologia, a comunicação e outras coisas foi muito interessante”.

A coordenadora pedagógica do Ciência, Arte & Magia, Rosimere Lira, ressaltou a importância de levar os estudantes do Evaristo da Veiga que participam do projeto à essa atividade por eles residirem na comunidade do Alto de Ondina, e terem a obrigação de disponibilizar, à ela, o que estão fazendo no Centro Avançado de Ciências. Segundo Rosimere, essa iniciativa fará com que os estudantes, que levaram os experimentos, sejam valorizados pela sua comunidade.

O integrante do CIAC Igor Mateus Carneiro Maia, 10 anos, falou sobre o que achou das atividades e comentou o experimento “Animais Peçonhentos: medo sem fundamento?”: “Gostei muito das experiências, porque o CIAC é um lugar muito calmo, e é a primeira vez que vejo isso aqui. A que mais gostei foi a apresentação da aranha, eu não tive medo”. A coordenadora do CIAC, Sônia, disse-nos que as crianças ficaram muito motivadas com a atividade por ser uma oportunidade que eles não tiveram até então. Sônia disse que com as atividades realizadas, a cultura veio até as crianças, e ressaltou que espera que tudo isso seja somente o início de uma parceria, para que as crianças tenham a oportunidade de ter acesso a várias informações que não tinham antes.

No final das atividades, foram sorteados três livros “Laboratório do Mundo: o Jovem e a Ciência” e três DVD “Jovens Repórteres Científicos – Um Minuto para a Ciência” entre as crianças. Mesmo com o tempo curto em que foram realizadas as atividades, elas se mostraram bastante satisfeitas, e os integrantes do projeto muito interessados na atividade de popularização da ciência realizada nesses dois dias.

Veja fotos da semana:

3 comentários:

CDC Ondina disse...

Parabéns pela iniciativa de vocês, levando conhecimento para a vida das Crianças do CIAC.
CDC CIAC Ondina

Unknown disse...

Postagem muito boa, pessoal! Gosto muito quando tem postagens de trabalhos sendo apresentados. Estão de parabéns!

Sara disse...

isso é muito bonito para as crianças a desenvolver seu interesse pela cultura, espero que em algum momento também pode fazer uma semana de comida para as crianças sabem restaurantes em barueri