Foi na quarta-feira, dia 28 de maio, a seleção para a nova turma do Projeto Social de Educação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia na Escola Estadual Alfredo Magalhães. Estiveram presentes as professoras Rosimere Lira, Roberta Smania, e os estudantes participantes do projeto Drielle Bidu e Deivisson Freitas. A turma será coordenada pela bióloga Bárbara Rosemar, que há tempo já está acompanhando as atividades do Centro Avançado de Ciências da UFBA.
As professoras apresentaram o projeto para os alunos de 6ª série (7º ano do ensino fundamental) e 7ª série (8º ano do ensino fundamental), e explicitaram as suas exigências com o compromisso e a assiduidade dos participantes. Trinta e oito estudantes responderam às questões da seleção, e vinte e sete foram escolhidos para a entrevista. Por fim, foram selecionados quinze estudantes.
Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto Ciência, Arte & Magia, Rosimere Lira, as atividades no Centro Avançado de Ciências Alfredo Magalhães se iniciarão com os experimentos, e serão realizadas, provavelmente, às segundas e quartas-feiras, das 13h00min às 16h00min. Ao justificar a abertura de um Centro Avançado de Ciências no ensino fundamental, Rosimere explica que o projeto piloto começou neste ciclo, na Escola Ananda, e diz: “A educação científica é melhor quanto mais cedo for feita. As crianças, quando pequenas, têm o comportamento semelhante ao dos pesquisadores e investigadores e sempre têm perguntas. É na experiência que se definem as profissões.”
Em alguns dias, os estudantes do novo Centro receberão seus guarda-pós, através de uma cerimônia com a participação dos Pais, e a palestra de biossegurança ministrada pela Química Rosely Lira. Rosimere Lira também ressalta a força de vontade de Bárbara Rosemar ao iniciar a empreitada na implantação de um Centro Avançado de Ciências na Escola Estadual Alfredo Magalhães: “Este novo centro dará bons frutos, estou muito esperançosa pelo comprometimento de Bárbara”.
Veja fotos da seleção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário