sábado, 4 de abril de 2009

Terceira Exposição "Darwin na Bahia" acontece na região metropolitana de Salvador

O programa de ações educativas “Darwin na Bahia e a Origem das Espécies” fez sua terceira exposição neste sábado, dia 28 de março, desta vez no Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Com a peça “Entrando na Mente de Darwin”, os jogos sobre evolução e seleção natural, os painéis informativos e a réplica do H.M.S. Beagle, navio que trouxe Darwin à Bahia, a equipe mostrou-se mais uma vez disposta a ensinar sobre Charles Darwin e a sua teoria da evolução.

Estudantes do ensino médio, incluindo do EJA - Educação de Jovens e Adultos, tiveram acesso às informações da exposição de forma lúdica e interativa, fazendo perguntas, levantando questões e avaliando todo o trabalho. “Conheci Darwin por trás da teoria”, responde um estudante de 26 anos, ao falar sobre o que havia aprendido depois de participar da ação educativa.

Caio Vlasak, o Darwin da peça teatral, diz que foi uma exposição interessante, principalmente pelo fato dos estudantes irem à escola sábado e receberem tão bem uma ação educativa. Os resultados puderam ser percebidos na peça: “Na apresentação teatral, os estudantes perceberam detalhes que numa exposição ao ar-livre não são tão perceptíveis”. Caio explica que a peça quebra uma barreira que os estudantes têm de exposições, e que os jogos despertaram muito o interesse dos participantes: “Todos estavam comprometidos em assistir e participar de cada parte do evento”.

Na avaliação da exposição mediante questionários, percebe-se que a ação educativa conseguiu, pelo menos em grande parte dos alunos, alcançar o seu objetivo: “Percebi que o estudo pode ser realizado de forma diversificada e que a educação pode atravessar fronteiras”, fala uma estudante de 18 anos ao ser questionada sobre a sua visão de educação depois da participação no evento.








2 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria que vocês postassem o video que vocês fizeram lá. Obrigada desde já . Beijos !

Adriana Vaz Galvão Sá disse...

Nós da Escola Tia Tutu, situada no município de Ibicuí,faremos a nossa Feira de conhecimentos sobre Charles Darwin, de modo que precisamos de idéias. O vídeo seria de grande ajuda.Contamos com a ajuda de vocês.