sábado, 4 de abril de 2009

Ação Educativa "Darwin na Bahia" se apresenta pela segunda vez



No domingo, dia 15 de março, o Programa de Ações Educativas “Darwin na Bahia e a Origem das Espécies” fez a sua segunda exposição no Farol da Barra, em Salvador. Integrado ao projeto “Ruas de Lazer”, da Prefeitura de Salvador e do Shopping Barra, levou ao local a peça teatral “Entrando na Mente de Darwin”, jogos sobre evolução e seleção natural, painéis informativos e uma réplica-miniatura do H.M.S. Beagle, navio que trouxe Darwin à Bahia.


Mais uma vez, Darwin, interpretado com muito humor pelo estudante Caio Vlasak, fez sucesso com pessoas de todas as idades. O público assistia atentamente a atuação do grupo de teatro amador, que ao mesmo tempo em que divertia, ensinava coisas sobre a vida do naturalista inglês quando criança e a importância da sua família para o seu crescimento pessoal. “Entrando na Mente de Darwin” foi escrita e é dirigida pelo estudante de pedagogia da UFBA Esiel Pereira, estagiário do Ciência, Arte & Magia.


Os jogos prendiam a atenção de crianças e as ensinava de forma lúdica sobre a diversidade da natureza. Feitos por alunos de ensino fundamental e médio, esses jogos representam para os seus jovens criadores a construção do seu próprio conhecimento. A réplica-miniatura do H.M.S. Beagle, única no Nordeste, despertou a curiosidade de muitos, e através do estudante de Biologia da UFBA Felipe Leal e de painéis informativos, ensinou a história do navio de forma interessante e contextualizada com a viagem de Darwin como seu tripulante. Os professores Rosimere Lira, Rejâne Lira, Charbel El-Hani e Bárbara Rosemar coordenaram a exposição durante toda a sua realização.


A profª. MsC. Lea Maria Ferreira, da UNIJORGE, apresentou o seu projeto “A Flora Antes de Depois de Darwin” através de painéis informativos e amostras de madeiras da Mata Atlântica. O projeto é feito em parceria com os professores Lázaro Benedito da Silva e Juarez Jorge Santos, da UFBA. O professor Jorge Moreira da Silva, diretor do Instituto de Biologia da UFBA, estive no local prestigiando a exposição, assim como alguns integrantes da ONG Ambientalista Germen. A imprensa também marcou presença, filmando, fotografando e entrevistando sobre a exposição para divulgá-la à população de Salvador. Novas exposições estão sendo agendadas para escolas, prefeituras e universidades. Para maiores informações, acesse o site www.cienciaartemagia.ufba.br/darwinnabahia ou mande um e-mail para projetodarwinnabahia@gmail.com.





Iniciativa “Anos Darwin” em contínua atividade


No dia 13 de março, o Prof. Dr. Charbel El-Hani, coordenador dos ‘Anos Darwin’ na Bahia apresentou o seminário “A História do Pensamento Evolutivo Depois de Darwin”, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA. A apresentação foi continuação do primeiro seminário sobre a história do pensamento evolutivo antes de Darwin. O seminário, de tema “A situação atual do conhecimento sobre evolução”, foi apresentado no dia 24 de março, novamente no Salão Nobre. O objetivo das apresentações é preparar o grupo das ações educativas dos ‘Anos Darwin na Bahia’ para as exposições e eventos na capital e interior do Estado.



No dia 14, sábado, foi a vez da folia pós-carnavalesca com o Cortejo Darwiniano, organizado pelo Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental GERMEN. Com o apoio do Governo da Bahia e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, o cortejo saiu do Hotel da Bahia, no bairro do Campo Grande, até o Porto da Barra. Os estagiários do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia – NOAP participaram do evento na ala “O que Darwin viu”, caracterizados de Charles Darwin e seus familiares e de animais. As outras alas chamavam-se “O que Darwin não viu” e “O que era para inglês ver”. Estavam presentes no evento o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos, e o prof. Charbel El-Hani.




Nenhum comentário: