quarta-feira, 19 de março de 2008

Gabriel Imhoff escreve sobre visita ao Museu Geológico


O Estudante Gabriel Imhoff (12 anos), nosso Gabrielzinho, escreveu especialmente para o jornal sobre a visita ao Museu Geológico da Bahia, ressaltando o que aprendeu lá. Leia aqui o texto produzido por ele.


Museu Geológico da Bahia

A pedra Geado de Ametista dentro tem cristais meio pontudos. Meteorito que caiu do universo pesa em torno de 5 toneladas, mas a do museu só é uma réplica, a verdadeira está no Rio de Janeiro (caiu na Bahia).
Minerais orgânicos normalmente se encontram em estado líquido. A pedra pilita é formada por moléculas quadradas. A pedra talca é nada mais nada menos que o talco que a gente usa no dia-a-dia, é derivado dessa pedra, a única coisa que deve fazer é triturar. Quastza: esse tipo de pedra é identificada pelas cores. A pedra pumila foi feita por larvas de vulcões, por isso ela tem uns furinhos, também é utilizada para tirar as rachaduras dos pés (puma). Arenito Estratificada é um tipo de pedra que é feita de areia. Galena é um chumbo que brilha bastante. Magnetita é um imã natural. Ilminita quando uma pessoa quebra um osso a galena pode substituir, é caro porque ela é bastante leve e por isso pode substituir um osso. O caulim é uma pedra e é com ela que se faz a tinta de pintar paredes. Obra de arte feita com pedras (animais e outros).
A mufula é um tipo de objeto feito especialmente para pegar ouro no passado e limpar toda a sujeira que venho com o ouro. Há muito tempo atrás as pessoas acreditavam que os cristais traziam energia e até hoje algumas pessoas acreditam. Quarts: eles eram fabricados para fazer os chips de computadores.
Bom a historia do petróleo não é de hoje é de muito tempo atrás. A primeira pessoa ficou milionária, ela cavou cerca de 1 metro e achou o petróleo, foi a primeira pessoa a falar que o petróleo ficava em baixo da terra. Pensaram que ele era louco.

Nenhum comentário: