sexta-feira, 7 de março de 2008

Doze participantes do Ciência, Arte & Magia são aprovados em vestibulares na Bahia


Mariana Sebastião

Doze estudantes participantes dos Centros Avançados de Ciências foram aprovados nos vestibulares 2008 da UFBA, UEFS, UNIRB e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Todos os estudantes são alunos de escolas públicas, oito freqüentam os Centros Avançados de Ciências de Salvador desde 2005, dois ainda estão no terceiro ano do ensino médio e prestaram vestibular como treineiros e duas são participantes do Centro de Seabra.
A aprovação dos participantes é muito significativa para o projeto e a sensação da aprovação é de vitória, mediante o reconhecimento de inúmeros esforços e desgastes no ano de 2007: “Depois de um ano árduo como foi o de 2007, repleto de atividades que integravam o nosso dia-a-dia e também responsáveis pelo nosso desgaste físico e principalmente mental, a sensação é de definitivo orgulho. Em resumo, o sentimento é de ‘dever’ cumprido”, relata Raphael Lisboa, aprovado em Física na UFBA e em 1º lugar dos cotistas na UEFS, também em Física. Na conquista do objetivo almejado, Raphael também fala do Centro de Ciências: “o centro de ajudou a criar uma percepção da importância à busca pelo conhecimento, a me utilizar deste racionalmente, nunca esquecendo do papel diferencial que é o de cidadão. Além disso, o direcionamento ao despertar da vocação científica (...), a focalização no desenvolvimento de projetos relacionados a uma profissão específica e particular a cada um e, finalmente, a integração de todos estes, resultam em particularidades pouco vistas no universo estudantil”.
Em 2006, os alunos Luís Fernando Gonçalves Silva e Marcos Vinícius Cunha Leal também foram aprovados nos vestibulares da UFBA (Engenharia ambiental) e UNIRB (Educação física), respectivamente, e formaram a primeira turma do Ciência, Arte & Magia que passou para o nível superior. A segunda turma foi maior, e as expectativas para o vestibular 2009 são muitas. Abaixo, a lista dos estudantes aprovados:

Bruno Pamponet Silva Santos (Psicologia/UFBA)
Deivisson Freitas da Silva (1º lugar em Biologia/UFBA - Barreiras) – 3º ano, Ensino Médio.
Esiel Pereira Santos (Pedagogia/UFBA)
Fernando Teixeira Alves Junior (Arquitetura/UFBA)
Hilda Rosa dos Santos Neta (Engenharia Ambiental/UFBA) - CAC Seabra
Isabela Albuquerque de O. Silva (Psicologia/UFBA)
Juliani Dourado de Almeida (Radiologia/ UNIRB) - CAC Seabra
José Lucas Sena da Silva (Medicina/UFBA e BAHIANA/1º lugar cotistas UEFS em Medicina)
Lorena Galvão de Araújo (Medicina/UFBA)
Mariana Rodrigues Sebastião (Comunicação - Jornalismo/UFBA)
Matheus de Sá Santos (Engenharia Química/UFBA) – 3º ano, Ensino Médio.
Raphael Pereira Lisboa (Física/UFBA/ 1º lugar cotistas UEFS em Física)

Para a Coordenadora do Projeto, a Profa. Rejâne Lira (UFBA) “com esses resultados o Ciência, Arte & Magia ajuda a cumprir o papel social da Universidade, no que diz respeito à Educação e o estímulo à Vocação e Divulgação científica, além de contribuir para transformar o cenário de caos na educação em nosso Estado, que apresentou um dos piores valores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/MEC), publicado em 2007”.

2 comentários:

Unknown disse...

Opa, adorei o blog, principalmente por ter meu nome entre os aprovados, né?! ;D
Em breve, estarei mandando minhas produções para cá!
[...]
Li o e-mail da profª Rejane e concordo plenamente com o tema "Biosegurança".
Estava vendo sobre isso essa semana no cursinho, e é algo realmente polêmico!

Abraço!

Norma Mendes disse...

Prezados Professores/pesquisadores

Parabenizo pela iniciativa e realizações!

Norma Mendes