sábado, 15 de março de 2008

Visita ao Museu Geológico












ESTUDANTES DO PROJETO CIÊNCIA, ARTE & MAGIA VISITAM O MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA

Na terça-feira, 11/03/08, os estudantes do Centro Avançado de Ciências saíram em atividade de campo para uma visita ao Museu Geológico da Bahia, localizado no bairro Corredor da Vitória, na cidade de Salvador. O museu é um centro de pesquisa e difusão do patrimônio geológico da Bahia, e expõe as pedras, rochas e riquezas minerais presentes em solo baiano, brasileiro e mundial.
Dentre as várias atrações do museu pode-se destacar a réplica dos 40 maiores diamantes do mundo, amostras de meteoritos que caíram na Bahia com destaque para um pedaço do meteorito de Bendengó, encontrado em 1784 em Monte Santo e a coleção Otto Billian, fundador da Empresa Bahiana de Mineraes Ltda., que se destacou na produção e exportação de minérios do Estado da Bahia. Além dessas, muitas outras atrações presentes nas várias salas do Museu Geológico apresentam a beleza e diversidade dos minérios, rochas, fósseis etc.
Recentemente, em setembro de 2007, o Governo da Bahia juntamente com a Petrobrás inaugurou no museu o projeto “A indústria do petróleo no Brasil: memória e atualidade”. Uma sala com explicações completas sobre um pedaço da história da indústria petrolífera no Brasil, além de amostras em miniaturas das plataformas, dos produtos produzidos em recipientes adequados e uniformes utilizados pelos petroleiros está montada no local.
Os estudantes tiveram que relacionar a visita ao Museu Geológico à profissão a ser seguida. A estudante Paola Lessa, 16 anos, participante do centro UFBA – Colégio Evaristo da Veiga, diz: “O meu trabalho é sobre medicina veterinária, e a parte que eu pude relacionar foi na visita à sala de fósseis. Lá tinha ossos de animais e uma réplica de um elefantóide que viveu na Bahia há mais de 10 mil anos”. Sobre a atividade de campo, a estudante Elisabete, 16 anos, também do centro UFBA – Colégio Evaristo da Veiga, diz: “Achei o passeio bastante interessante, o monitor era muito qualificado em termos de explicação. Apenas não gostei muito do fato de alguns lugares estarem muito quentes.” Confira as fotos da visita.




Nenhum comentário: