terça-feira, 25 de maio de 2010

Postagem Especial: Para onde vão os velhos computadores?

Novamente, em parceria com o blog da Sala Verde, o Pergaminho Ciêntifico traz para você mais trabalho de pesquisa desenvolvido pelos meninos e meninas do Centro Avançado de Ciências (biologia-UFBa).

Hoje, temos a presença do correspondente Júlio Roberto, direto da Sala Verde!

É com você, Júlio!

Oi! Eu me chamo Júlio Roberto, tenho 15 anos, sou estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Bolsista de Iniciação Científica Júnior da FAPESB, orientado pela Profª. Rejâne Lira* e correspondente da Sala Verde no Pergaminho.


Confiram o objetivo da minha pesquisa em: Estudantes em Foco - Para onde vão os velhos conputadores?




*coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia

terça-feira, 18 de maio de 2010

Calendário Maio 2010

Incêndio Destroi Parte do Acervo de Animais do Instituto Butantã


No último sábado, dia 15, um incêndio tomou o laboratório de répteis do Instituto Butantã, São Paulo, destruindo milhares espécies de cobras, aranhas e escorpiões conservadas no local. O fogo começou por entre às 7 e 8 horas da manhã, e só foi controlado às 10 horas por 10 viaturas e 50 homens do corpo de bombeiros. Ninguém saiu ferido.

Felizmente, apesar dos grandes danos causados pelo fogo, nem tudo estava perdido. Em meio às cinzas e escombros, ainda pôde-se encontrar algumas cobras (das espécies Bothrops alcatraz e Bothrops insularis), estima-se se cerca de 70% deste acervo está a salvo. "O material tipo, especificamente, estava na ponta de um armário compactador, comprado recentemente (do tipo que escorrega em trilhos, para poupar espaço). O miolo da fileira de armários foi totalmente incinerado, mas a ponta onde estavam os holótipos, por sorte, não. Apesar dos vidros quebrados e das tampas derretidas por causa do calor, muitos dos bichos embebidos em álcool não pegaram fogo."

A princípio pensou-se também que, junto com alguns animais preservados no laboratório, haviam sido queimados os livros de tombo, que continham os registros de coleta dos espécimes, de suas características e suas condições, mas depois confirmou-se que eles foram salvos.

Foi aberto um inquérito policial para investigar as causas do incêndio. Mas, supeita-se que ele tenha sido causado por um curto-circuit. Durante a noite, a chave geral do prédio havia sido desligada para serviços de manutenção na rede elétrica. O fogo começou quando a energia foi religada, de manhã. 

O Noap (Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos do Estado da Bahia), em solidariedade ao Instituto Butantã, está em luto por todas as espécies perdidas no incêndio, e pelos anos de trabalho que se foram com elas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

III EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA – III EXPONIC 2010/2011

Considera-se Ilustração Científica toda representação gráfica ou artística que se aplique à divulgação de conteúdos científicos e que utilize precisão na informação visual a ser comunicada, com base em critérios metodológicos reconhecidos pela ciência.

No Brasil, desde 2006, os ilustradores científicos se mobilizam para divulgar a carreira e a produção destes profissionais em nível nacional e internacional. Com esta motivação, organizaram-se o I e o II Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica – EBIC (Belo Horizonte – MG em 2006 e Curitiba – PR em 2008), ambos associados a exposições itinerantes com a participação de artistas de todo o Brasil, desde os iniciantes aos já consagrados. O movimento em prol da valorização da profissão deu origem à União Nacional dos Ilustradores Científicos (UNIC), associação ainda informal que representa o início da consolidação da carreira e dos profissionais em torno dos ideais comuns da classe.

A III Exposição Nacional de Ilustração Científica, terá início em Brasília em 22 de julho de 2010 e pernanecerá na Capital até o final do mês de agosto, no São Branco do Congresso Nacional, e deverá percorrer diversos paises até o final 2011. Esta edição traz obras de ilustradores eminentes que atuam há décadas e já conquistaram admiradores mundialmente, mas também diversos talentos injustamente ainda pouco conhecidos. Na ocasião serão apresentados o acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro de Maria Werneck de Castro (1909-1993, pioneira no ensino da Ilustração Científica no Centro Oeste brasileiro e no registro de espécies da flora da região) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (pioneiro da pesquisa nas Ciências Naturais no País, o zoólogo suíço Dr. Emílio Augusto Goeldi - 1859- 1917, deixou um legado precioso sobre o tema para o País).

O propósito da III ExpoNIC é divulgar e incentivar o uso da Ilustração Científica como instrumento de apoio à pesquisa da biodiversidade e de Educação e Conscientização Ambiental sobre os Biomas Brasileiros.
Data: 22 de Julho a 30 de Agosto
Horário: 9h00 às 17h00.
Local: Salão Branco do Congresso Nacional, Brasília - DF

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Postagem Especial: A Simetria nos Seres Vivos

O Pergaminho Científico traz uma figura ímpar do Centro anvançado de Ciências - Instituto de Biologia UFBa - para nosso post especial: "Correspondente por um Dia" . Vamos ver o quê ilustre André tem a nos dizer sobre as pesquisas que anda fazendo com relação à simetria nos seres vivos... envolve biologia, cálculos matemáticos... enfim, explica isso direito pra gente André, é com você!

- Olá, meu nome é André Luis Melo, tenho 15 anos, sou estudante do Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros), Bolsista de Iniciação Científica Júnior da FAPESB e orientado pela Profª. Rejâne Lira* e hoje estou como Correspondente por um Dia do blog Pergaminho Científico.

Muitas perguntas rondam a minha cabeça de jovem cientista: Os seres vivos são simétricos? Existe relação entre as simetrias estudadas na matemática e às encontradas nos seres vivos?
Como os seres vivos podem ser agrupados segundo a sua simetria?

Pensando nisso, andei pesquisando e descobri que os seres vivos podem sim ser agrupados por vários aspectos, contanto que todos os componentes do grupo compartilhem uma mesma característica. Como muitos biólogos apontam, um desses aspectos é a simetria. Tomando como base a Filogenia (quer dizer estudo do agrupamento dos seres vivos, por suas afinidades, com base no ancestral comum) dos animais (Reino Metazoa ou Animalia), pode-se perceber que os Filos mais basais, ou seja, mais “primitivos”, como os Porifera (esponjas), Cnidaria (anêmonas, águas-vivas e corais) e Ctenophora (águas-vivas-de-pentes) possuem, geralmente, simetria radial, porquanto os outros demais Filos, geralmente, possuem simetria bilateral. Entretanto, isso não é regra, pois, há também animais assimétricos, ou seja, não possuem simetria, como as esponjas, que já falamos antes e, seres que evoluíram com uma simetria radial, mesmo não estando entre os três filos mais “primitivos”. É o caso das estrelas-do-mar, que pertencem ao Filo Equinodermata. Visto isso, podemos agrupar os animais de acordo com a sua simetria, independente da sua posição na escala evolutiva: os que não possuem simetria (Assimétricos), os que possuem simetria radial (Radiata), e os que possuem simetria bilateral (Bilateria), sabendo que alguns animais vão aparecer em mais de um destes grupos.

Essa característica estrutural dos seres vivos está intrinsecamente relacionada com a sua arquitetura interna, a qual se adaptou às condições do ambiente, proporcionando, a depender da simetria, vantagens na locomoção e percepção do ambiente, por exemplo. Assim, pode-se perceber que um aspecto estudado na matemática, como as simetrias, se aplica perfeitamente na biologia e que serve até como critério de classificação dos seres vivos. Isto é muito interessante e nos leva a concluir que, a idéia de pureza total da Matemática pode ser descartada e que, a presença de diferentes simetrias nos seres vivos segue como característica adaptativa aos seus diferentes modos de vida.

- Aqui é André Melo, no Informante por um dia , para o Pergaminho Científico. Até a próxima!

*coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Postagem Especial: Percepção dos Estudantes da Cidade de Salvador em Relação à Energia Nuclear

Hoje o Pergaminho Científico terá um correspondente de outro blog: Igor Gomes tem 16 anos, estuda no Colégio Estadual Odorico Tavares, é bolsista de iniciação científica Júnior pela FAPESB - sob a orientação do Prof. Jorge Lúcio Rodrigues das Dores e pela Profª. Rejâne Lira* - e correspondente por um dia da Sala Verde no Pergaminho Científico.


O pergaminho, para a felicidade dos nossos leitores, conseguiu, junto ao blog da Sala Verde, ter acesso á proposta de trabalho desenvolvida por Igor Gomes. O estudante pretende fazer uma pesquisa que tem como objetivo investigar a percepção dos jovens soteropolitanos sobre a questão dos efeitos da implantação de uma usina nuclear na cidade.

"Será que a juventude soteropolitana sabe dos riscos e dos benefícios da energia nuclear?"

Confira a "Percepção dos Estudantes da Cidade de Salvador em Relação à Energia Nuclear" em: Estudantes em Foco - Energia Nuclear.


* coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Atividade de Campo - Museu de Arte Sacra


Nessa quarta-feira (05/05), os estudantes dos Centros Avançados de Ciências das escolas: Alfredo Magalhães, Evaristo da Veiga, Odorico Tavares e Polícia Militar, que fazem parte do Projeto Ciência Arte & Magia, participaram da atividade de campo em visita ao Museu de Arte Sacra da UFBA.

Localizado no centro histórico da cidade de Salvador, o museu encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila e foi fundado pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII. O acervo compreende pinturas, esculturas, mobiliário, prataria e ourivesaria.

Os alunos conheceram parte do acervo e aprenderam um pouco mais sobre nossa história.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dica de Filme: Criação


Está em cartaz o filme "Criação", de Jon Amiel, que conta a história da vida de Charles Darwin e como o cientista deu início à sua teoria da evolução.

Darwin revolucionou a história da humanidade com a publicação de seu livro "A Origem das Espécies", em 1859. Mas teve que enfrentar muitos dilemas, em especial dentro de sua família, durante a concepção de sua obra. É em torno desse conflito pessoal, entre fé e razão; amor e verdade, que gira a história do filme.

O filme mostra a vida conjugal de Charles e sua prima-irmã Emma, e como o lado religioso quase atrapalhou a publicação de sua obra “A Origem das espécies”, quando o casal perdeu a filha mais velha Annie, aos 10 anos de idade. Charles Darwin tornou-se quase um recluso com a perda. Emma se apegou à religião. A teoria, que como resumiu seu editor, praticamente “assassinaria Deus”, poderia portanto assassinar de mil maneiras diferentes o que restava de harmonia na família, no casamento e também em seu íntimo.

Assista ao trailer:



Fonte

sábado, 1 de maio de 2010

Reportagem da TV UFBA sobre Serpentes e Ofidismos






"As principais dúvidas acerca das serpentes, dos mitos sobre os animais peçonhentos, e as propriedades do veneno de cobra, como a produção do soro antiofídico, utilizado como antídoto contra picadas do animal, são esclarecidos nesta reportagem, que conta com o depoimento de Rejâne Lira, professora do Instituto de Biologia."

Fonte: TV UFBA