segunda-feira, 17 de maio de 2010

III EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA – III EXPONIC 2010/2011

Considera-se Ilustração Científica toda representação gráfica ou artística que se aplique à divulgação de conteúdos científicos e que utilize precisão na informação visual a ser comunicada, com base em critérios metodológicos reconhecidos pela ciência.

No Brasil, desde 2006, os ilustradores científicos se mobilizam para divulgar a carreira e a produção destes profissionais em nível nacional e internacional. Com esta motivação, organizaram-se o I e o II Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica – EBIC (Belo Horizonte – MG em 2006 e Curitiba – PR em 2008), ambos associados a exposições itinerantes com a participação de artistas de todo o Brasil, desde os iniciantes aos já consagrados. O movimento em prol da valorização da profissão deu origem à União Nacional dos Ilustradores Científicos (UNIC), associação ainda informal que representa o início da consolidação da carreira e dos profissionais em torno dos ideais comuns da classe.

A III Exposição Nacional de Ilustração Científica, terá início em Brasília em 22 de julho de 2010 e pernanecerá na Capital até o final do mês de agosto, no São Branco do Congresso Nacional, e deverá percorrer diversos paises até o final 2011. Esta edição traz obras de ilustradores eminentes que atuam há décadas e já conquistaram admiradores mundialmente, mas também diversos talentos injustamente ainda pouco conhecidos. Na ocasião serão apresentados o acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro de Maria Werneck de Castro (1909-1993, pioneira no ensino da Ilustração Científica no Centro Oeste brasileiro e no registro de espécies da flora da região) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (pioneiro da pesquisa nas Ciências Naturais no País, o zoólogo suíço Dr. Emílio Augusto Goeldi - 1859- 1917, deixou um legado precioso sobre o tema para o País).

O propósito da III ExpoNIC é divulgar e incentivar o uso da Ilustração Científica como instrumento de apoio à pesquisa da biodiversidade e de Educação e Conscientização Ambiental sobre os Biomas Brasileiros.
Data: 22 de Julho a 30 de Agosto
Horário: 9h00 às 17h00.
Local: Salão Branco do Congresso Nacional, Brasília - DF

Nenhum comentário: