terça-feira, 18 de maio de 2010

Incêndio Destroi Parte do Acervo de Animais do Instituto Butantã


No último sábado, dia 15, um incêndio tomou o laboratório de répteis do Instituto Butantã, São Paulo, destruindo milhares espécies de cobras, aranhas e escorpiões conservadas no local. O fogo começou por entre às 7 e 8 horas da manhã, e só foi controlado às 10 horas por 10 viaturas e 50 homens do corpo de bombeiros. Ninguém saiu ferido.

Felizmente, apesar dos grandes danos causados pelo fogo, nem tudo estava perdido. Em meio às cinzas e escombros, ainda pôde-se encontrar algumas cobras (das espécies Bothrops alcatraz e Bothrops insularis), estima-se se cerca de 70% deste acervo está a salvo. "O material tipo, especificamente, estava na ponta de um armário compactador, comprado recentemente (do tipo que escorrega em trilhos, para poupar espaço). O miolo da fileira de armários foi totalmente incinerado, mas a ponta onde estavam os holótipos, por sorte, não. Apesar dos vidros quebrados e das tampas derretidas por causa do calor, muitos dos bichos embebidos em álcool não pegaram fogo."

A princípio pensou-se também que, junto com alguns animais preservados no laboratório, haviam sido queimados os livros de tombo, que continham os registros de coleta dos espécimes, de suas características e suas condições, mas depois confirmou-se que eles foram salvos.

Foi aberto um inquérito policial para investigar as causas do incêndio. Mas, supeita-se que ele tenha sido causado por um curto-circuit. Durante a noite, a chave geral do prédio havia sido desligada para serviços de manutenção na rede elétrica. O fogo começou quando a energia foi religada, de manhã. 

O Noap (Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos do Estado da Bahia), em solidariedade ao Instituto Butantã, está em luto por todas as espécies perdidas no incêndio, e pelos anos de trabalho que se foram com elas.

Nenhum comentário: