sábado, 12 de dezembro de 2009

Por que o céu é azul?

Quem nunca se perguntou com quantos paus se faz uma canoa, ou até mesmo... Por que o céu é azul? Quando somos crianças, lá pela fase dos cinco/seis anos, o bicho da curiosidade cresce dentro da gente. Queremos saber o por quê disso, o por quê daquilo outro... Não descansamos até a tão esperada resposta - por mais absurda que ela seja!

- O céu é azul porque o mar é azul
- Sim, e daí?
- Daí que os raios do sol 'batem' na água do mar e o azul reflete no céu.
- Ahhhhh... (vai pensando que sou idiota, vai)

EU SEI, ISSO È UMA LOUCURA!!

Tudo bem que o sol tem lá sua parcela de contribuição (é importantíssimo) para cartela de cores do cèu, mas o mar, coitado, ele não tem nada a ver com isso!

Lá do espaço - não sei se vocês já tiveram a oportunidade de ir (eu já!) - enxergamos o céu bem escuro. Mas, aqui debaixo conseguimos enxergar o céu em diversos tons: azul, alaranjado, vermelho... Tá, e por que isso? Isso ocorre graças à forma como à luz se espalha pela atmosfera. Deixe-me explicar melhor... Quando a luz solar chega ao nosso planeta Terra, ela encontra com um 'pequeno' obstáculo: a atmosfera. Ao esbarrar nas moléculas de ar, as ondas de diferentes tamanhos e cores começam a se espalhar (cada uma do seu jeito!). As ondas com menor comprimento de espalham com mais facilidade. E adivinhe só qual é a cor da menor onda de luz? Adivinhou, heim: azul!

Durante a maior parte do dia, a luz atravessa uma porção menos espessa da atmosfera, por isso vemos a faixa de comprimento de onda na cor azul. Quando o sol está se pondo (ou logo ao amanhecer), a luz atravessa uma faixa mais espessa da atmosfera. Aí então, podemos vê-la em outras faixas de comprimento de onda - especialmente em tons de laranja e vermelho.


Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a luz branca é a união de todas as cores, certo? Pois então, a luz solar é branca justamente por ser formada por ondas de diferente tamanhos. Você pode descobrir todas as cores que compõem a luz com a ajuda de um prisma.

* Brincando com ciência:


Por que o céu é azul e o pôr do Sol fica alaranjado?
(faça esta expreiência!)


Fontes: Invivo, Observatório Nacional, Mundo Estranho.

Nenhum comentário: