quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ciência, Arte & Magia na SBPC Jovem de 2009

Este ano, todos os trabalhos dos Centros Avançados de Ciências submetidos à 17ª SBPC Jovem foram aprovados. Infelizmente a ida dos estudantes não foi possível devido às dificuldades com as passagens para transporte. Entretanto, o compromisso da apresentação dos pôsteres e painéis foi honrado pelas professoras Rosimere Lira e Yukari Mise, que orientaram todos os trabalhos e levaram àUniversidade Federal do Amazonas (UFAM) a diversidade de temas e as pesquisas feitas por todos os jovens cientistas. Confira o relato da experiência feito pela professora Rosimere Lira durante os dias de apresentação no evento:





No período de 12 a 17 de julho de 2009, vinte (20) trabalhos do Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia faziam parte da Programação da 61ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 17ª SBPC Jovem, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. Duas professoras do Projeto, Rosimere Lira (coordenadora pedagógica) e Yukari Mise (orientadora científica) apresentaram cinco (05) trabalhos de comunicação oral e quinze (15) pôsteres. Esse número representou cerca de 30% dos trabalhos apresentados pelos participantes de todo o Brasil.

  1. A viagem:


A saída de Salvador aconteceu na terça-feira, dia 14 de julho de 2009, às 06h50min no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães num vôo com conexão em Brasília e destino a Manaus. Foram quase 6 horas de vôo, até a chegada em Manaus no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes às 12h10min. Sem tempo para descanso no hotel nos organizamos para a saída às 13h20min, pois as apresentações de pôsteres iniciavam às 14h.


Terça-feira (14 de julho):


Na chegada à UFAM, procuramos imediatamente Anete Marques coordenadora da 17ª SBPC JOVEM para comunicarmos a ausência dos estudantes do Projeto Ciência, Arte & Magia, pegar os materiais (bolsa, camisa, crachá e o livro de Programação) e informar que viajaríamos na quinta-feira (17/07) e que viemos para apresentar todos os trabalhos. As primeiras apresentações de Pôsteres começaram às 14h com os trabalhos:



Ponto de ônibus da UFAM



UMA ANÁLISE BIOLÓGICA DA DEPRESSÃO (Mariana Moreira da Silva)


GUERRA CONTRA BALANÇA: OBESIDADE COMO UMA CARACTERÍSTICA CONDICIONAL OU ADQUIRIDA (Carolina Monteiro Santos)


POLUIÇÃO E CÂNCER DE PELE: QUAL A RELAÇÃO? (Juracy Marques de Jesus Junior)




Quarta-feira (15 de julho):


Na quarta-feira, dia 14 de julho, foi o 2º dia de apresentações de Pôsteres e o 1º dia de apresentação de Comunicação Oral. As apresentações orais ocorreram pela manhã e o trabalho foi apresentado pela Profª Yukari Mise (orientadora cientifica):


O CETICISMO CONTRIBUINDO PARA A CIÊNCIA (Ilana Taianá de Alcântara Pêpe)


Pela tarde, as apresentações de Pôsteres foram:


PERCEPÇÃO EVOLUTIVA DO LIXO (Kaio Cesar Mendes Negreiros)


O MIMETISMO (Vagner Laurentino Santana)


COMUNICAÇÃO, UM VETOR DE SOBREVIVÊNCIA (Luana Santana Silva)

O QUE SOU E O QUE VEJO: DISPARIDADE ENTRE O ESPELHO E A AUTO-IMAGEM (Neilla Luiza Santos de Sousa)


CAUSALIDADE: CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E A SUA RELAÇÃO COM AS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (Flávio Pereira Santana Guimarães)




DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS (Adriele Cruz da Silva)


O MUNDO EM NOSSAS MÃOS (Ítalo Vinícius Nascimento Teixeira)


MORCEGOS: OS MAMÍFEROS GANHAM O AR (Valdir Cruz dos Santos)




Quinta-feira (16 de julho):


Na quinta-feira, as apresentações de Comunicações Orais foram:


EVOLUÇÃO DENTÁRIA DOS MAMÍFEROS E A ODONTOPEDIATRIA (Deisiane Gois Leite Capistrano)


AR, ÁGUA OU TERRA? ONDE OS MAMÍFEROS EVOLUÍRAM? (Ana Maria Souza Marques)


PARTO PROGRAMADO? NÃO PARA O BEBÊ! (Fernanda Paranhos Luz dos Santos)


SONO E SONHOS: QUAL A RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA? (Jacivania Ribeiro Souza)



As apresentações de Pôsteres da quinta-feira foram:


O ALTRUÍSMO COMO ESTRATÉGIA COMPORTAMENTAL DE SOBREVIVÊNCIA BIOLÓGICA (Vicente Braga Barbosa)


A EVOLUÇÃO DO HOMEM SOB O OLHAR DE UMA CRIANÇA (Mateus Santos Ceuta)


POLLIWAR (Caio Vinicius de Jesus Ferreira dos Santos & Carlos Gomes Alves)




Não foi possível visitarmos o espaço Conexão Ciência nem o Circuito da Ciência passamos apenas por entre a exposição. À volta para casa foi às 17h de quinta-feira e a chegada, às 01h10min de sexta-feira. A SBPC JOVEM não foi à mesma sem a presença dos estudantes... Mas, honramos nosso compromisso! Todos os trabalhos foram apresentados de forma satisfatória. Manaus é uma cidade pequena e ainda conserva muitas características de uma cidade de interior, as pessoas são muito hospitaleiras. A UFAM é deslumbrante! Bem no meio da floresta!



Nenhum comentário: