segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Saiba tudo o que rolou no CAM em dois meses de maratona!!

De junho a agosto o Ciência, Arte & Magia passou por várias atividades que exigiram compromisso e energia dos participantes. Veja aqui o que rolou nesses dois meses de agenda cheia!


IFBaiano recebe o CAM na 10ª FEMMIC



O Ciência, Arte & magia participou com a apresentação de 17 trabalhos da 10ª Feira dos Municípios e 1ª Mostra de Iniciação científica do IFBaiano, no período entre os dias 24 e 26 de agosto.

O evento, que aconteceu no IFBA de Catú e teve como tema “Ciências no Cotidiano”, teve como meta incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior da microrregião onde se localizam os campi do IFBaiano. A feira foi aberta ao público geral visando a popularização da ciência de dentro para fora do ambiente escolar.





Museu Geológico foi local da 1ª atividade de campo do 2º semestre

No dia 12 de agosto os participantes do CAM visitaram o Museu Geológico da Bahia, situado no Corredor da Vitória, em Salvador. Os estudantes conheceram as raridades do acervo do museu, como o granito Azul Bahia e uma réplica do meteorito Bendengó, o maior meteorito brasileiro, encontrado no século XVIII no município baiano de Monte Santo e classificado como 11º mais importante do mundo. Durante a atividade, os visitantes foram convidados a assistir um pequeno vídeo intitulado "A Origem da Vida".




CAM leva 10 trabalhos para a SBPC 2011

O CAM participou da 63ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada de 10 a 15 de julho na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. O tema da edição deste ano foi "Cerrado: Água, Alimento e Energia", e o Centro Avançado de Ciências levou dez trabalhos: Sete do centro Alfredo Magalhães e três do centro UFBA:




Fixando os sais minerais - Ingrid Oliveira Mota

A Casa Caiu - Douglas Rangelly

Previnindo as enxurradas - Alex Cajaiba Cardoso

Sobrevoando - João Victor Estelito,

Desvendando rochas - Luana de Almeida

Estetoscópio - Matheus Cajaíba Cardoso,

Jogando com solo - Moisés Wendel Estelito,

Jogar fora, tô fora! – Erica Oliveira Ferreira

Corrida Neutrônica – Igor Gomes

Bioestimulador – Josenai da Silva Penha



CAM no Fiocruz Pra você pelo segundo ano consecutivo

No dia 18 de junho, o Ciência, Arte & Magia junto com a Rede de Zoologia Interativa, participou do Fiocruz Pra Você, um evento de popularização da ciência realizado anualmente pela Fundação Oswaldo Cruz.

De maneira geral o evento reuniu ações educativas e preventivas, além de diversas atividades culturais. O objetivo do Fiocruz Pra Você é criar um espaço de informação, aprendizagem e recreação de modo a impulsionar o acesso de crianças, jovens e adultos ao conhecimento sobre a saúde e a ciência. O CAM participou pelo segundo ano consecutivo.

Um comentário:

Deivisson Freitas disse...

Parabéns para todos!

Muito bom ver que o projeto continua a todo vapor produzindo tantos talentos!

Sou infinitamente grato a todos que tanto trabalham por este sonho concretizado diariamente no sucesso de seus participantes!

Um grande abraço,

Deivisson.