terça-feira, 27 de abril de 2010

Postagem Especial: A História da Suçuarana em Salvador

Ana Maria Marques tem 16 anos, é estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, bolsista IC-jr FAPESB e está sob a orientação da Profª Rejâne Lira*.


Em Colaboração ao nosso blog, Ana Maria vira informante por um dia do Pergaminho Científico, e nos oferece um pouco do que está pesquisando em seu trabalho "A História da Suçuarana Em Salvador" .


A pesquisa da estudante tem como objetivo tratar da questão do desaparecimento da suçuarana em Salvador, tentando estabelecer relações entre o animal e o bairro Sussuarana - SSA.

__________________________________________

A História da Suçuarana em Salvador

Por: Ana Maria Marques

Puma concolor é o nome que os cientistas dão às conhecidas suçuaranas, um felino de grande porte que habita várias regiões da América, por isso seu pêlo pode ser curto ou longo e variar de cor como marrom-acizentado claro e marrom-avermelhado escuro. Por incrível que pareça, os filhotes nascem com pintas, mas quando atingem a fase adulta adquirem cor uniforme. Em 2009, a suçuarana foi classificada como espécie vulnerável em extinção, pelo Ministério do Meio Ambiente. A minha pesquisa, “A história da Suçuarana em Salvador”, além de trazer informações sobre este mamífero traz uma curiosidade sobre um bairro situado em nossa cidade, também chamado Sussuarana, que pensamos ter uma relação com o animal. Este bairro surgiu de uma pequena invasão em 1982. Outra informação contida neste trabalho é uma discussão sobre a degradação da Mata Atlântica de Salvador, que é o habitat de muitas espécies ameaçadas de extinção, inclusive da suçuarana que já foi extinta aqui, lembrando que o ser humano, através da ocupação desordenada da cidade, tem sido o principal causador da destruição dessa fonte de biodiversidade.




Sabemos que, para preservar uma espécie, não basta apenas cuidar do animal, mas sim do habitat, porque o habitat pode receber uma nova espécie, caso uma seja extinta, mas o animal não terá para onde ir se sua “casa” for destruída. As principais ameaças, resultantes das atividades humanas para a biodiversidade, são a fragmentação e destruição do habitat, superexploração das espécies para uso humano, introdução de animais exóticos (que não ocorriam antes naquela área) e aumento da ocorrência de doenças. Por isso, devemos refletir que o desenvolvimento é importante, mas precisamos respeitar o meio ambiente, criando áreas de preservação dentro da nossa cidade, que proteja parte da nossa fauna e flora, para uma melhor qualidade de vida dos próprios cidadãos. Lembrando novamente que o ser humano influencia bastante no meio ambiente, cabendo a ele escolher se quer destruir ou crescer de forma sustentável, não só aqui em Salvador, mas em todo o mundo.


* coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

Selecionados para o CAC/Evaristo

Iniciaram hoje (27/04) as atividades no centro avançado de ciências do Colégio Estadual Evaristo da Veiga. Coordenado pela profª Léa Maria, o CAC irá funcionar todas as terças e quintas com exercícios de humanização, práticas de leitura e fichamento, desenvolvimento de experimentos e pesquisas científicas.

Confira aqui a lista dos selecionados:

1. Amanda Lemos Bahia
2. Cleiton Ricardo Santiago dos Santos
3. Daniela Souza Andrade
4. Igor dos Santos Coutinho
5. Jeferson Santos Oliveira
6. Letícia Souza Pinheiro
7. Marcele Nogueira dos Santos
8. Maria Carollina Santos Carvalho
9. Vinicius Pereira da Silva
10. Willian de Jesus Santos

SEMANA DE MUSEUS 2010 DO NÚCLEO REGIONAL DE OFIOLOGIA E ANIMAIS PEÇONHENTOS DA BAHIA (NOAP/UFBA)

TEMA: "BIODIVERSIDADE E DIVERSIDADE DE VIDAS"


“Biodiversidade e Diversidade de Vidas” é um conjunto de Ações Educativas visando à comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade, festejada em todo o planeta no ano de 2010. Contará com uma exposição com painéis Darwin Now, jogos educativos, experimentos, lançamento da série de vídeos "Animais da Bahia - Escorpiões", além de peças e teatro de fantoches. Haverá também uma exposição sobre os Heróis da Saúde da Bahia. Duas palestras serão apresentadas sobre a Diversidade Biológica e a Diversidade do Direito. Tudo isso com a participação de jovens estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia. Como nosso museu é exclusivamente itinerante, as atividades ocorrerão no Colégio Estadual Evaristo da Veiga, favorecendo assim o resgate da função social da UFBA com a comunidade.

Local: Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Av. Anita Garibaldi, nº. 393 , Ondina, Salvador, BA.
Telefone para informações: (71) 3283-6564.
Data e Horário: 21/05/2010 (sexta), das 9 às 17h, e 22/05/2009 (sábado), das 9 às 12h.
Ingressos: Entrada Franca.
Realização: Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos, Instituto de Biologia, UFBA.
Responsável pela realização: Profª. Rejâne Lira (UFBA).
Apoio: IPHAN, FAPESB, IPAC, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, British Council.

PROGRAMAÇÃO:
21/05/2010 (sexta-feira)
9h – Abertura e Lançamento da série de vídeos “Animais da Bahia”
10h - Apresentação da Peça "Diversidade de Vidas"
10:30 às 12h – Exposição Darwin Now, Exposição Heróis da Saúde da Bahia, Experimentos e Jogos Educativos
14h – Palestra “Diversidade do Direito”, Dr. Luís Cláudio Madeira (UNIJORGE)
14:30 às 16:30h – Exposição Darwin Now, Exposição Heróis da Saúde da Bahia, Experimentos e Jogos Educativos
17h - Encerramento

22/05/2010 (sábado)
9h – Palestra “A Árvore da Vida”, Dr. Adolfo Calor (UFBA),
10 às 11:30 – Exposição Darwin Now, Exposição Heróis da Saúde da Bahia, Experimentos e Jogos Educativos
12h - Encerramento

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ciência, Arte e Magia em Pauta


O Jornal A Tarde da última segunda-feira (12/04) trouxe como pauta propostas pedagógicas que incentivam o interesse de jovens pela ciência. O Projeto Ciência Arte & Magia foi citado na matéria como um exemplo de divulgação científica que prioriza pela formação do estudante.

Leia a reportagem na íntegra aqui.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

1ª Etapa da Seleção do CAC/Evaristo


A 1ª etapa da seleção de estudantes para o Centro Avançado de Ciências (CAC) do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, que aconteceu no dia 06 de abril, reuniu estudantes do 1º ano do ensino médio, interessados em participar das atividades científicas desenvolvidas pelo Projeto Ciência, Arte & Magia.

Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos nos CACs - planos de pesquisa, fichamentos, experimentos - e o cronograma das atividades. Alguns estudantes veteranos do Projeto também compareceram para contar sua experiência e incentivar a pesquisa científica.

Os candidatos responderam à duas questões:

Qual profissão você deseja seguir?
Qual a importância dessa profissão para a sociedade?

As respostas foram analisadas e selecionadas para a 2ª etapa agendada para esta terça-feira (19/04).

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Instituto de Biologia realiza curso sobre serpentes e ofidismo


É o Ano Internacional da Bioversidade e o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (NOAP), do Instituto de Biologia da UFBA, dá continuidade às comemorações, com o Curso “Serpentes e Ofidismo”, aos sábados de 15/05 a 05/06/2010, das 8 às 13h. As serpentes sempre exerceram um fascínio sobre os seres humanos, a despeito de algumas espécies provocarem acidentes que podem até matar. O curso aborda aspectos sobre a sistemática, taxonomia, história natural, ecologia, comportamento e veneno das serpentes; além disso, são discutidos assuntos relacionados ao envenenamento, produção de soro e controle desses animais no ambiente urbano, assim como medidas de educação em saúde. O valor do curso é R$ 50,00 (estudantes) e R$ 80,00 (profissionais) e as incrições podem ser feitas no NOAP, Instituto de Biologia, Campus Universitário de Ondina. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 3283-6564, ou no site http://www.noap.ufba.br/.

domingo, 4 de abril de 2010

Animais Peçonhentos em Pauta

"Criança picada por aranha corre risco de morte"


O caso do bebê que teria sido picado por uma aranha da espécie Loxosceles, conhecida como aranha-marrom, no dia 21 de fevereiro, em Alagoinhas, foi acompanhado por toda a mídia e rendeu comentários sobre o comportamento dos animais peçonhentos.


A criança que já teve a perna amputada, na tentativa de conter a necrose do organismo, continua em estado grave. Embora o quadro apresentado seja compatível com o de picada de aranha ainda existem dúvidas quanto ao diagnóstico, já que o animal não foi localizado. Segundo Tânia Brasil, vice-coordenadora do Núcleo de Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (Noap-Ufba), em entrevista ao Jornal A Tarde, “O fato de a necrose continuar a evoluir é estranho, principalmente porque o soro antiveneno foi ministrado, o que, por si só, deveria interromper este progresso."


A coordenadora do Noap, Rejâne Lira, também falou à programas jornalísticos de TV e rádio, comentando sobre o acontecido e destacando as espécies de importância médica - que causam acidentes - na Bahia.


Assista à seguir a reportagem da TV Aratu sobre o assunto.



sábado, 3 de abril de 2010

Aniversário do NOAP

Hoje, 03 de abril de 2010, o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia - NOAP/UFBA, faz 2 anos como museu do IPHAN.
Gostaria de agradecer a todos vocês que fazem do nosso espaço um local de produção de Ciência, Ensino, Extensão e Cultura.

Por: Profª Rejâne Lira, coordenadora do NOAP/UFBA