terça-feira, 27 de abril de 2010

Postagem Especial: A História da Suçuarana em Salvador

Ana Maria Marques tem 16 anos, é estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, bolsista IC-jr FAPESB e está sob a orientação da Profª Rejâne Lira*.


Em Colaboração ao nosso blog, Ana Maria vira informante por um dia do Pergaminho Científico, e nos oferece um pouco do que está pesquisando em seu trabalho "A História da Suçuarana Em Salvador" .


A pesquisa da estudante tem como objetivo tratar da questão do desaparecimento da suçuarana em Salvador, tentando estabelecer relações entre o animal e o bairro Sussuarana - SSA.

__________________________________________

A História da Suçuarana em Salvador

Por: Ana Maria Marques

Puma concolor é o nome que os cientistas dão às conhecidas suçuaranas, um felino de grande porte que habita várias regiões da América, por isso seu pêlo pode ser curto ou longo e variar de cor como marrom-acizentado claro e marrom-avermelhado escuro. Por incrível que pareça, os filhotes nascem com pintas, mas quando atingem a fase adulta adquirem cor uniforme. Em 2009, a suçuarana foi classificada como espécie vulnerável em extinção, pelo Ministério do Meio Ambiente. A minha pesquisa, “A história da Suçuarana em Salvador”, além de trazer informações sobre este mamífero traz uma curiosidade sobre um bairro situado em nossa cidade, também chamado Sussuarana, que pensamos ter uma relação com o animal. Este bairro surgiu de uma pequena invasão em 1982. Outra informação contida neste trabalho é uma discussão sobre a degradação da Mata Atlântica de Salvador, que é o habitat de muitas espécies ameaçadas de extinção, inclusive da suçuarana que já foi extinta aqui, lembrando que o ser humano, através da ocupação desordenada da cidade, tem sido o principal causador da destruição dessa fonte de biodiversidade.




Sabemos que, para preservar uma espécie, não basta apenas cuidar do animal, mas sim do habitat, porque o habitat pode receber uma nova espécie, caso uma seja extinta, mas o animal não terá para onde ir se sua “casa” for destruída. As principais ameaças, resultantes das atividades humanas para a biodiversidade, são a fragmentação e destruição do habitat, superexploração das espécies para uso humano, introdução de animais exóticos (que não ocorriam antes naquela área) e aumento da ocorrência de doenças. Por isso, devemos refletir que o desenvolvimento é importante, mas precisamos respeitar o meio ambiente, criando áreas de preservação dentro da nossa cidade, que proteja parte da nossa fauna e flora, para uma melhor qualidade de vida dos próprios cidadãos. Lembrando novamente que o ser humano influencia bastante no meio ambiente, cabendo a ele escolher se quer destruir ou crescer de forma sustentável, não só aqui em Salvador, mas em todo o mundo.


* coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

Nenhum comentário: