terça-feira, 3 de agosto de 2010

" Uma História que Precisa ter Fim"


"- Afinal, Por que as pessoas usam drogas? Que tipo de prazer elas dão?". A curiosidade em saber quais são os efeitos causados pelos narcóticos pode se tornar um caminho sem volta. Pesquisas revelam que a maioria dos jovens sabe que as drogas podem se transformar num problema grave. Mas, isso não é o suficiente para mantê-los afastados de um cigarro de maconha, ou um papelote de cocaína. Um estudo feito pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo (Grea) mostra que curiosidade é um dos fatores que movem os jovens ao consumo de drogas - em seguida, vem o desejo de se tornar pertecente a um grupo de amigos.

Você pode ser "brother", mas entender que ninguém precisa ser igual a ninguém ou repetir padrões de comportamento para ser aceito no grupo. Este é o melhor caminho para dizer não às drogas. A prevensão em casa funciona melhor do que os anúncios do governos. "Dá para fazer uma boa campanha doméstica sem falar necessariamente em droga", diz o psiquiatra Sérgio Dario Seibel, de São Paulo. Em outras palavras: é natural o adolescente repelir reprimendas e conversas formais sobre esse assunto. Imediatamente fecha a cara e os ouvidos a quem lhe diz em tom grave: "Precisamos conversar sobre drogas", seja o pai, a mãe, seja o governo ou qualquer instituição. [extraído de VEJA Jovens]

Afim de tratar o assunto de uma forma mais descontraída, a editora Maurício de Souza - com patrocínio do Governo do Brasil, Secretaria anti-drogas e Petrobrás - publicou um gibiginho de 14 páginas com um conteúdo educativo no sentido de orientar aos jovens os perigos que se escondem por trás das drogas. Confira: A Turma da Mônica - Uma História que Precisa ter fim. Clique Aqui!

Nenhum comentário: