sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Presidente da Casa Vital Brazil visita o NOAP

2010 é um ano de grande comemorações, entre elas os 145 anos do nascimento de Vital Brazil, nascido Vital Brazil Mineiro da Campanha, em 25 de abril de 1865. Como o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos, NOAP-UFBA, foi fundado por uma de suas netas, Tania Kobler Brazil, estamos participando ativamente deste ano de comemorações. Por isso, recebemos a visita de Érico Vital Brazil, primo de Tania e atual presidente da Casa Vital Brazil, em nosso Núcleo. 

Vital Brazil não foi apenas o descobridor da especificidade do soro anti-ofídico, que revolucionou a forma de tratamento de picadas de animais peçonhentos em todo o mundo, mas também fundou o Instituto Butantan, em São Paulo e o Institiuto Vital Brazil, em Niterói. Também participou ativamente do combate de epidemias e produziu as primeiras doses de soro anti-pestoso, contra a peste bubônica, e anti-ofídico, contra a picada de cobras, salvando incontáveis pessoas até hoje. Além disso, foi um exemplo de dignidade e superação que o levou a ser um dos nomes mais importantes da ciência médica brasileira. Para saber mais sobre Vital Brazil, acesse http://www.museuvitalbrazil.org.br/ e acompanhe as novidades da comemoração do seu nascimento.


Rejâne Lira, Coordenadora, uma das fundadoras do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos, NOAP-UFBA e grande admiradora da Obra de Vital Brazil.

Nenhum comentário: