domingo, 20 de junho de 2010

Calendário Mensal: Junho

O Pergaminho Científico tem agora mais uma novidade para você. Em parceria com a profª Rosely Lira¹, nosso jornal online apresentará todo mês um calendário com poesias e poemas de diversos autores, além de narrar um pouco da história referente à cada mês. A mensagem do mês de maio já está disponível aqui e agora vocês conferem o significado do mês de junho. Acompanhe nosso boletim mensal e descubra a importância de cada mês.


 Apresentando os calendários e os meses na história

Por Rosely Lira

Nós somos complexos o suficiente para julgar conforme os nossos próprios recursos tudo o que acontece à  nossa volta. Penso que a acomodação diante da vida é um comportamento que deve ser combatido ao máximo, uma vez que as nossas ações provocam impactos não só nas pessoas que estão à nossa volta, mas no mundo, a depender da nossa função dentro da sociedade. Então, que tal arregaçar as mangas e incorporar o papel de personagem principal?
 
    O julgamento que fazemos muitas vezes depende do grau de informação de cada um, mas nem sempre é assim. Em muitas situações respeitar o nosso feeling é o suficiente. Mas isso só é possível se estivermos atentos e nos condicionarmos a refletir intensamente sobre as sensações que determinadas informações e situações nos provocam. No entanto, me arrisco a declarar que quanto mais nos cercamos de informações de uma forma geral, mais fácil é o entendimento, principalmente das situações inusitadas. Talvez funcione como a montagem de um quebra-cabeça: vamos colando as peças de acordo com as experiências que se passaram conosco, com os outros e complementando com as informações que nos chegam de todos os lados. Com o passar do tempo nos tornamos mais ágeis e o entendimento passa a ser mais fácil e rápido. Isso também ajuda a desenvolver o nosso senso crítico.

    Penso que o conhecimento intelectual é  extremamente importante, mas exercitar o pensamento intuitivo e enveredar na busca interna pelo autoconhecimento também o é. Como não sou adepta a nenhuma religião tenho feito o meu próprio caminho lendo um pouco de cada coisa, mas sem perder de vista o que realmente me toca e impressiona ou o que realmente é significante para mim como ser humano.

    Apenas com o objetivo de compartilhar, colocarei no pergaminho um calendário mensal com poemas e poesias de autores diversos (para exercitar o pensamento intuitivo, para servir como uma pausa para o dia-a-dia tão cheio de informações trágicas) e o outro com o significado e a importância de cada mês em diversas áreas – política, cultura, ciência, história (para enriquecer o conhecimento intelectual).

    Espero que gostem e que me encaminhem contribuições e sugestões para que, juntos, possamos fazer um trabalho melhor.

    Até  a próxima oportunidade!



1 - Rosely Lira é Bacharel em Química pela UFBA e atualmente coordena os Laboratórios de Saúde e Engenharia da UNIJORGE. Contato: roselyclira@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: