sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Semana Central do Conhecimento

Experimentos, jogos, aprendizagem, ciência, arte e magia no Colégio Central.

Na última quarta-feira, 25, foram apresentados aos alunos do Colégio Central mostras científicas realizadas pelos participantes do projeto Ciência, Arte & Magia. Os estudantes tiveram a oportunidade de se inteirar sobre o trabalho desenvolvido no Instituto de Biologia da UFBA. Através das atividades lúdicas, os jovens tiveram acesso - e maior familiaridade - ao mundo das ciências.






Veja mais fotos aqui

SIMBIO - Darwin visita Ilhéus

A exposição Darwin na Bahia, que já esteve na UNIVASF Senhor do Bonfim, desta vez visita a Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC em Ilhéus.

Entre os dias 24 e 27 deste mês, a exposição foi uma das atrações do XI Simpósio de Biologia do Sul da Bahia - SIMBIO. Além da réplica do HMS Beagle e dos painéis informativos, foram apresentados experimentos, jogos e oficina de origami.



As peças teatrais foram um dos grandes destaques do evento, a princípio seriam apresentadas apenas duas peças: "Darwin e sua Consciência" e "Entrando na Mente de Darwin". Mas a repercussão foi tamanha, que a pedido do público foi apresentada também "Darwin à Caminho das Américas."




A intervenção na UESC foi bastante proveitosa. Além dos estudantes de biologia da universidade, outros alunos também participaram da exposição e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e teorias de Charles Darwin.


Veja mais fotos aqui

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ciência, Arte e Magia na TV UFBA

O Projeto Ciência, Arte e Magia foi pauta de uma reportagem sobre Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), realizado pela TV UFBA na semana passada. A coordenadora do Projeto, Rejâne Lira, apresentou o trabalho desenvolvido pelo grupo, ressaltando a importância de Programas que viabilizem o acesso à pesquisa científica no meio estudantil. Também foram entrevistados estudantes de ensino médio e superior que são, ou já foram bolsistas PIBIC.

Confira o vídeo:

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Novos participantes, novos cientistas!


Outubro também foi mês de cerimônia de entrega de guarda-pó, o símbolo do cientista. Os Centros Odorico Tavares e Alfredo Magalhães nos dias 15 e 19 de outubro, respectivamente, comemoraram a entrada de novos estudantes realizando a tradicional cerimônia de entrega dos jalecos, um costume dos Centros Avançados de Ciências que representa o comprometimento e o empenho pelo trabalho por parte dos novos e dos já integrantes. Esperamos que os novos Jovens Cientistas exerçam com afinco e humildade as atividades que virão.

Outubro – Mais atividades no mês da Semana de Ciência & Tecnologia





O Projeto Ciência, Arte & Magia participou com seus experimentos, jogos, apresentações orais e ações educativas do projeto Darwin na Bahia de três eventos especiais neste mês de outubro. Confira a programação das atividades realizadas no mês da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia:

Feira de Ciências do Colégio da Polícia Militar:

Nos dias 14 e 15, o Projeto Ciência, Arte & Magia levou as ações educativas Darwin para o Colégio da Polícia Militar no bairro Dendezeiros, onde o Centro Avançado de Ciências funciona desde o ano de 2005. Para realizar a Feira de Ciências do CPM, a programação contou com uma palestra da Professora Rejâne Lira sobre o projeto Darwin, com a apresentação de peças teatrais e de jogos e experimentos. Foi a segunda vez que o Ciência, Arte & Magia integrou a Feira de Ciências do Colégio. A primeira vez foi no ano de 2007. Veja mais fotos aqui.

Jornada Lúdica do Alfredo Magalhães

No dia 27 de outubro foi realizada na Escola Alfredo Magalhães a Jornada Lúdica do Alfredo Magalhães, com o tem ‘Em busca dos Jovens Cientistas’. A iniciativa coordenada pelas professoras Bárbara Rosemar e Isa Malena e organizada pelos estudantes do Centro Alfredo Magalhães contou com vasta programação de palestras, peça teatral, exposição Darwin na Bahia, Jogos e experimentos. Para ver mais fotos, visite o site da Ação Educativa Darwin na Bahia e confira o excelente trabalho dos organizadores e participantes!

II Encontro de Jovens Cientistas da Bahia

Na sua segunda edição o Encontro de Jovens Cientistas reuniu a produção bibliográfica dos estudantes participantes do Ciência, Arte & Magia, além de uma série de atividades interativas. Saiba mais pelo Pergaminho Científico clicando aqui e veja as fotos aqui.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nota: Ciência, Arte e Magia no Marízia Maior

No último sábado (07), aconteceu a Mostra de Conhecimentos de Ciências/Biologia do Colégio Marízia Maior. E como não podia ficar de fora, o Projeto Ciência, Arte e Magia (CAM) também esteve por lá, levando a exposição Darwin na Bahia e a Origem das Espécies com aprendizagem lúdica através de jogos, teatro e mostra de experimentos.




Veja mais fotos aqui

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

II Encontro de Jovens Cientistas - Ba


O II Encontro de Jovens Cientistas aconteceu nos dias 21,22 e 23 de outubro no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Promovido pelo Projeto Ciência Arte e Magia, o evento contou com mostras de trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental e médio.
Drª Consuelo Pondé e Profª Rejane Lira

A presidente do IGHB, Drª Consuelo Pondé, fez uma conferência sobre a história do Instituto, dando início às atividades: lançamento de vídeos, desenvolvidos pelo Projeto Ciência, Arte e Magia; Palestras - "Vida e Obra de Vital Brazil" pela Profª da UFBA Tania Brazil (dia 22) e "Direito Eletrônico no Brasil"pelo Prof. da UNIJORGE Luís Cláudio Madeira (dia 23) -; apresentação de trabalhos e mostras científicas.


Os estudantes de Iniciação Científica Júnior apresentaram seus projetos de pesquisa e experimentos, relacionando a área de interesse ao processo científico.


O encerramento do programa exibiu a Peça "Darwin à Caminho das Américas", contando sobre a vinda do cientista Charles Darwin à Bahia.