segunda-feira, 6 de junho de 2011

Maratona de eventos marca início das atividades no CAM


Apesar das atividades terem se iniciado antes do mês de abril, foi no dia 29, sexta-feira, que aconteceu a aula inaugural do Projeto Ciência, Arte & Magia. A atividade foi marcada pela palestra da professora Simone Bortoliero sobre Divulgação Científica. Além dos estudantes do Ciência, Arte & Magia, também estavam na assistência os estudantes de licenciatura em biologia, participantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Na ocasião, o estudante Igor Gomes apresentou o "Acidente na usina nuclear de Fukushima", para explicar o recente acontecimento no Japão.

No mês de maio foi a vez da palestra "Noções de Biossegurança", ministrada pela professora Rosely Lira, bacharel em química pela UFBA. Mais uma vez, todos os estudantes do CAM e do PIBID assistiram a apresentação, que é um requisito necessário para todos que fazem qualquer tipo de atividade em laboratório.


No mesmo dia, a Rede de Zoologia Interativa apresentou a série de vídeos Biota Bahia e fez a exposição dos animais vivos. Ainda, a cerimônia de entrega dos jalecos aos novos estudantes dos Centros de Ciências simbolizou o início das atividades para esses jovens cientistas.



Na 9ª Semana de Museus, o NOAP juntou todas os grupos e atividades e participou de uma ação educativa do Dique do Tororó, nos dias 20 e 21 de maio. Como o tema da semana foi "Museu e Memória", o NOAP trabalhou com a reflexão da população de Salvador sobre a crescente perda da memória da Biodiversidade da Mata Atlântica da Cidade. Para isso, levou uma exposição com painéis, jogos educativos, histórias do livro infanto-juvenil "ZooAmigos", a Rede de Zoologia Interativa, a Mostra de vídeos “Jovens Repórteres Científicos” e "Animais da Bahia" , além do teatro de fantoches.


Premiação

E mais um motivo de alegria para o Centro de Ciências: dois estudantes participantes do Projeto Ciência, Arte & Magia foram premiados na Olimpíada Brasileira de Física. Igor Gomes foi medalhista de ouro do 2º ano, e Érica Ferreira foi medalhista de bronze do 1º ano. Ambos estão hoje no 3º e 2º ano do ensino médio, respectivamente.

No total, 124 estudantes foram premiados. A cerimônia aconteceu no dia 28 de maio no Palácio da Reitoria da UFBA, e uma turma do Centro de Ciências estava presente para prestigiar os estudantes e o professor Jorge Lúcio, também premiado na ocasião. Que grande exemplo desses estudantes e desse professor!



Nenhum comentário: