quarta-feira, 11 de março de 2009

Primeira exposição da ação educativa "Darwin na Bahia e a Origem das Espécies"


Nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, o projeto de ações educativas “Darwin na Bahia e a Origem das Espécies” realizou a sua primeira exposição no Farol da Barra. Levou jogos sobre ciências e teatro para o público que esteve no local nesses dois dias. A peça “Entrando na mente de Darwin” foi um verdadeiro sucesso. Arrancou do público sorrisos e diversas expressões. Um dos espectadores, o biólogo Rogério Abreu, elogiou-a com duas palavras: “Engraçada e enriquecedora”. Os jogos, relacionados à natureza e à evolução, despertaram a curiosidade de pessoas de todas as idades.

O objetivo da exposição, que será realizada novamente no dia 15 de março, no mesmo local, e durante o ano em vários outros lugares, é divulgar a contribuição da passagem de Darwin pela Bahia na construção da sua teoria da evolução, que revolucionou, para muitos, a questão polêmica da origem das espécies. No final de semana, a ação educativa integrou-se ao Projeto ‘Ruas de Lazer’ da Prefeitura de Salvador, com o apoio do Shopping Barra, que leva todos os domingos, aulas de dança, tai chi chuan e brincadeiras para crianças e adultos. O grupo ambientalista GERMEN, que promoverá um cortejo carnavalesco no dia 14 de março, para comemorar a chegada de Darwin pela segunda vez, em 1836, em pleno carnaval de Salvador, firmou parceria com o grupo, e apoiará as atividade da ação educativa para provocar maior popularização do assunto.

A bordo do navio H.M.S. Beagle, Darwin chegou em Salvador no dia 28 de fevereiro de 1832. Aqui, teve o primeiro contato com a floresta tropical, e foi o único lugar do Brasil que retornou, quatro anos depois. Esse é o motivo chave para a escolha da data da primeira exposição: “A exposição é uma comemoração dos 177 da primeira passagem de Darwin na Bahia”, explica a Profª. Rejâne Lira, coordenadora do Projeto, executor da ação. Avaliando o alcance da meta do evento, profª. Rejâne é sincera: “Apesar das dificuldades que tivemos com a estrutura limitada, tanto a exposição quanto o teatro tiveram uma aceitação muito boa do público”.

Toda a exposição foi organizada pela equipe de coordenadores - Professoras Rosimere Lira, Yukari Mise, Bárbara Rosemar e professor Jorge Lúcio e pelos estudantes, estagiários e colaboradores do Ciência, Arte e Magia. Veja TODAS as fotos do evento clicando AQUI.


A peça "Entrando na mente de Darwin"


Os jogos sobre ciências

Preparação

Para levar a ação educativa às ruas e popularizar a ciência, o Projeto “Ação Educativa - Darwin na Bahia e a Origem das Espécies” conta com um cronograma organizado de atividades de preparação. Estas incluem palestras, seminários, café científico, ensaios e reuniões. No dia 09 de fevereiro, o Prof. Dr. Charbel El-Hani, coordenador dos Anos Darwin no Estado da Bahia e um dos coordenadores do Projeto, ministrou para o grupo o seminário “História do pensamento evolutivo antes de Darwin”. Nos dias 06 e 13 de março, o professor ministrará outros dois seminários sobre o assunto nos dias 13 e 24 de março no NOAP - Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, Instituto de Biologia da UFBA.


Os estagiários envolvidos no Projeto Darwin também apresentam os seus planos de trabalho à equipe. Foi o que fez o estudante de arquitetura da UFBA, Fernando Teixeira, no dia 04 de fevereiro. Fernando, responsável pela montagem dos painéis informativos da exposição e detalhes estruturais, apresentou o primeiro esboço da mesma, ressaltando pontos como locais e orçamentos. No dia 11 de fevereiro, o estagiário David Lira apresentou o site do programa de ações educativas produzido por ele. O teatro, composto pelos estudantes Orlando Augusto, Deivisson Freitas, Naiara Ramalho, Caio Vinícius e Gilberto Rios, coordenado pelo estagiário Esiel Pereira, estudante de pedagogia da UFBA, apresentou pela primeira vez a peça “Entrando na mente de Darwin”, na última sexta-feira, dia 27 de fevereiro.


A abertura dos Anos Darwin na Bahia, realizada no dia 12 de fevereiro no Cemitério dos Ingleses, em Salvador, e o Café Científico comemorativo do Dia Darwin, realizado na mesma data, na LDM Livraria, ministrado pelo professor Pedro Rocha do Instituto de Biologia da UFBA, também foi atividade dos Anos Darwin. Outras atividades, seminários e ensaios estarão no programa do grupo em 2009. Visite o site www.cienciaartemagia.ufba.br/darwinnabahia para ver a programação e as novidades.


Prof. Charbel El-Hani "História do pensamento evolutivo antes de Darwin"



Prof. Pedro Rocha e Prof. Charbel El-Hani: Café Científico Comemorativo do Dia Darwin


Ensaio do teatro




Nenhum comentário: