Nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, o projeto de ações educativas “Darwin na Bahia e a Origem das Espécies” realizou a sua primeira exposição no Farol da Barra. Levou jogos sobre ciências e teatro para o público que esteve no local nesses dois dias. A peça “Entrando na mente de Darwin” foi um verdadeiro sucesso. Arrancou do público sorrisos e diversas expressões. Um dos espectadores, o biólogo Rogério Abreu, elogiou-a com duas palavras: “Engraçada e enriquecedora”. Os jogos, relacionados à natureza e à evolução, despertaram a curiosidade de pessoas de todas as idades.
O objetivo da exposição, que será realizada novamente no dia 15 de março, no mesmo local, e durante o ano em vários outros lugares, é divulgar a contribuição da passagem de Darwin pela Bahia na construção da sua teoria da evolução, que revolucionou, para muitos, a questão polêmica da origem das espécies. No final de semana, a ação educativa integrou-se ao Projeto ‘Ruas de Lazer’ da Prefeitura de Salvador, com o apoio do Shopping Barra, que leva todos os domingos, aulas de dança, tai chi chuan e brincadeiras para crianças e adultos. O grupo ambientalista GERMEN, que promoverá um cortejo carnavalesco no dia 14 de março, para comemorar a chegada de Darwin pela segunda vez, em 1836, em pleno carnaval de Salvador, firmou parceria com o grupo, e apoiará as atividade da ação educativa para provocar maior popularização do assunto.
A bordo do navio H.M.S. Beagle, Darwin chegou em Salvador no dia 28 de fevereiro de 1832. Aqui, teve o primeiro contato com a floresta tropical, e foi o único lugar do Brasil que retornou, quatro anos depois. Esse é o motivo chave para a escolha da data da primeira exposição: “A exposição é uma comemoração dos 177 da primeira passagem de Darwin na Bahia”, explica a Profª. Rejâne Lira, coordenadora do Projeto, executor da ação. Avaliando o alcance da meta do evento, profª. Rejâne é sincera: “Apesar das dificuldades que tivemos com a estrutura limitada, tanto a exposição quanto o teatro tiveram uma aceitação muito boa do público”.
Toda a exposição foi organizada pela equipe de coordenadores - Professoras Rosimere Lira, Yukari Mise, Bárbara Rosemar e professor Jorge Lúcio e pelos estudantes, estagiários e colaboradores do Ciência, Arte e Magia. Veja TODAS as fotos do evento clicando AQUI.
A peça "Entrando na mente de Darwin"
Os jogos sobre ciências
Preparação
Para levar a ação educativa às ruas e popularizar a ciência, o Projeto “Ação Educativa - Darwin na Bahia e a Origem das Espécies” conta com um cronograma organizado de atividades de preparação. Estas incluem palestras, seminários, café científico, ensaios e reuniões. No dia 09 de fevereiro, o Prof. Dr. Charbel El-Hani, coordenador dos Anos Darwin no Estado da Bahia e um dos coordenadores do Projeto, ministrou para o grupo o seminário “História do pensamento evolutivo antes de Darwin”. Nos dias 06 e 13 de março, o professor ministrará outros dois seminários sobre o assunto nos dias 13 e 24 de março no NOAP - Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, Instituto de Biologia da UFBA.
Prof. Charbel El-Hani "História do pensamento evolutivo antes de Darwin"
Prof. Pedro Rocha e Prof. Charbel El-Hani: Café Científico Comemorativo do Dia Darwin
Ensaio do teatro
Nenhum comentário:
Postar um comentário