segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Saiba tudo o que rolou no CAM em dois meses de maratona!!

De junho a agosto o Ciência, Arte & Magia passou por várias atividades que exigiram compromisso e energia dos participantes. Veja aqui o que rolou nesses dois meses de agenda cheia!


IFBaiano recebe o CAM na 10ª FEMMIC



O Ciência, Arte & magia participou com a apresentação de 17 trabalhos da 10ª Feira dos Municípios e 1ª Mostra de Iniciação científica do IFBaiano, no período entre os dias 24 e 26 de agosto.

O evento, que aconteceu no IFBA de Catú e teve como tema “Ciências no Cotidiano”, teve como meta incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior da microrregião onde se localizam os campi do IFBaiano. A feira foi aberta ao público geral visando a popularização da ciência de dentro para fora do ambiente escolar.





Museu Geológico foi local da 1ª atividade de campo do 2º semestre

No dia 12 de agosto os participantes do CAM visitaram o Museu Geológico da Bahia, situado no Corredor da Vitória, em Salvador. Os estudantes conheceram as raridades do acervo do museu, como o granito Azul Bahia e uma réplica do meteorito Bendengó, o maior meteorito brasileiro, encontrado no século XVIII no município baiano de Monte Santo e classificado como 11º mais importante do mundo. Durante a atividade, os visitantes foram convidados a assistir um pequeno vídeo intitulado "A Origem da Vida".




CAM leva 10 trabalhos para a SBPC 2011

O CAM participou da 63ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada de 10 a 15 de julho na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. O tema da edição deste ano foi "Cerrado: Água, Alimento e Energia", e o Centro Avançado de Ciências levou dez trabalhos: Sete do centro Alfredo Magalhães e três do centro UFBA:




Fixando os sais minerais - Ingrid Oliveira Mota

A Casa Caiu - Douglas Rangelly

Previnindo as enxurradas - Alex Cajaiba Cardoso

Sobrevoando - João Victor Estelito,

Desvendando rochas - Luana de Almeida

Estetoscópio - Matheus Cajaíba Cardoso,

Jogando com solo - Moisés Wendel Estelito,

Jogar fora, tô fora! – Erica Oliveira Ferreira

Corrida Neutrônica – Igor Gomes

Bioestimulador – Josenai da Silva Penha



CAM no Fiocruz Pra você pelo segundo ano consecutivo

No dia 18 de junho, o Ciência, Arte & Magia junto com a Rede de Zoologia Interativa, participou do Fiocruz Pra Você, um evento de popularização da ciência realizado anualmente pela Fundação Oswaldo Cruz.

De maneira geral o evento reuniu ações educativas e preventivas, além de diversas atividades culturais. O objetivo do Fiocruz Pra Você é criar um espaço de informação, aprendizagem e recreação de modo a impulsionar o acesso de crianças, jovens e adultos ao conhecimento sobre a saúde e a ciência. O CAM participou pelo segundo ano consecutivo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

5ª Primavera de Museus: Participe!




“Cadê a floresta e os animais que estavam aqui?” é um conjunto de Ações Educativas visando à comemoração do Ano Internacional das Florestas, festejada em todo o planeta no ano de 2011. O tema desta 5ª Primavera de Museus é Mulheres, Museus e Memórias e o nosso objetivo é levar à reflexão da população de Salvador sobre a crescente perda da memória da Biodiversidade da Mata Atlântica da Cidade, além do lugar e espaço das Mulheres na nossa sociedade. Contará com uma exposição com painéis, jogos educativos, experimentos, oficinas, contação de histórias do livro infanto-juvenil "ZooAmigos", Rede de Zoologia Interativa, Mostra de vídeos “Jovens Repórteres Científicos” e "Animais da Bahia" e, além do teatro de fantoches. Tudo isso com a participação de jovens estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia e a participação de estudantes da ACC de mesmo nome do Programa acima e de bolsistas de licenciatura em Biologia e Ciências Naturais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID∕UFBA∕CAPES. Como nosso museu é exclusivamente itinerante, as atividades ocorrerão em espaço público na localidade de Praia Grande – Ilha de Maré, favorecendo assim o resgate da função social da universidade com a comunidade.

PARTICIPE!!

Local: Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, Praia Grande, Ilha de Maré, Salvador, BA.

Telefone para informações: (71) 3283-6564.

Data e Horário: 24/09/2011 (sábado), das 9 às 17h.

Ingressos: Entrada Franca.

Realização: Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos, Instituto de Biologia, UFBA.

Responsáveis pela realização: Profª. Rejâne Lira (UFBA), Profª. Izaura Cruz (UFBA) e Profª. Rosiléia Oliveira de Almeida (UFBA).

Apoio: FAPESB, PIBID∕UFBA∕CAPES, Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, Colégio Estadual Alfredo Magalhães, Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.


VEJA A PROGRAMAÇÃO:

24/09/2011 (sábado)

9h – Abertura

10h - Apresentação da Peça “Cadê a floresta e os animais que estavam aqui?”

10:30 às 12h – Rede de Zoologia Interativa, Experimentos, Oficinas, Oficina de Paper Toy, Filmes e Jogos Educativos

14h – Rede de Zoologia Interativa, Experimentos, Oficinas, Oficina de Paper Toy, Filmes e Jogos Educativos

17h - Apresentação da Peça “O lixo é a casa do bicho”

CAC Alfredo participa de oficina de vídeos



Em setembro foi a vez do Centro de Ciências do Colégio Estadual Alfredo Magalhães participar da oficina de produção de vídeos científicos com celulares. A iniciativa é do projeto "Percepção Pública da Ciência & Tecnologia através dos Meios de Comunicação de Massa: O Uso de Tecnologias Emergentes (celulares) na Produção de Vídeos Científicos para Público Jovem na Bahia, coordenado pela professora Simone Bortoliero, da Faculdade de Comunicação da UFBA.

A oficina teve seis participantes, que trabalharam em duplas e organizaram três vídeos intitulados: "A água de lá de casa", "Chapolim ambiental" e "Cuidado: Chuva Ácida".


Enquanto os vídeos estão sendo editados, você pode assistir ao "Cuidado: Chuva Ácida" em primeira mão através do link: http://www.youtube.com/educombahia#p/a/u/0/ezDOwEcfZuU