segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projeto Ciência, Arte & Magia é tema de capítulo de livro em Portugal


Rejâne Lira
“Desafios e perspectivas de um programa brasileiro de educação científica” é o título do capítulo do Livro “A história das disciplinas escolares de matemática e ciências. Contributos para um campo de pesquisa”, publicado recentemente (2010), pela Escolar Editora, em Lisboa, Portugal. O capítulo é de autoria da Profª Rejâne Lira e colaboradoras. Trata da história do nosso Projeto, que este ano completa 5 anos, seus resultados e desafios, principalmente no que diz respeito às dificuldades de financiamento para tanta produção dos estudantes, orientados pelos Professores que fazem parte da equipe do Projeto. Atualmente o Projeto está presente nos Colégios Estaduais Alfredo Magalhães, Central, Evaristo da Veira, Odorico Tavares e Polícia Militar (Dendezeiros). O livro, organizado pelos Professores portugueses Joaquim Pintassilgo, Anabela Teixeira, Carlos Beato e Isabel Cristina Dias, reune as comunicações apresentadas ao 1º Seminário de História do Ensino das Ciências e da Matemática, em 27 e 28 de junho de 2008, na Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa, do qual a Profª Rejâne Lira participou apresentando este trabalho. O objetivo do Seminário foi fazer um balanço da investigação portuguesa e internacional na área da história das disciplinas escolares, em particular da Matemáica e das Ciências Naturais. Para adquirir o Livro consultar o site.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

III Herpétil e I Encontro Vital para o Brazil

Professoras e estagiárias do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (NOAP-UFBA), participaram do III Herpétil e I Encontro Vital para o Brazil, de 12 a 15 de agosto, no Instituto Vital Brazil, em Niterói, RJ. Estes eventos fizeram parte do ciclo de comemorações dos 145 anos de Vital Brazil. A Profª. Rejâne Lira participou do Debate sobre A importância das coleções científicas para a pesquisa e o desenvolvimento e sobre Educação Ambiental. Já a Profª. Luciana Casais participou do Debate sobre a Disponibilidade de um banco de venenos de alta qualidade para a produção e pesquisa. Coube a Profª. Tania Brazil a condução do I Encontro Vital para o Brasil, que criou a Rede de Interlocução sobre Animais Peçonhentos, com Coordenação e vice-coordenação da Profª. Rejâne Lira. 


O Evento não foi apenas científico, com a reunião dos maiores cientistas nesta área do conhecimento, vindos de 18 estados do Brasil, mas muito emocionante, com o encontro de grandes amigos, mestres e discípulos.  Homenagens foram feitas às famílias de alguns cientistas que trabalharam junto com Vital Brazil e também a antigos funcionários do Instituto Butantan, hoje aposentados. Além dos debates acima, também se discutiu sobre as Expedições científicas: buscando animais em campoA importância histórica dos colaboradores para a produção de soro no BrasilAcidentes: Atendimento, soros e cuidadosProdução e distribuição de soros antiveneno no Brasil, a Criação de invertebrados de interesse médico: Desafios e conquistas, a Criação de serpentes em cativeiro, os Aspectos legais da criação ex situ, pesquisas sobre Anfíbios,Serpentes e os desafios da Educação Ambiental com estes animais. Este Evento foi uma iniciativa da Empresa Galápagos e do Instituto Vital Brazil, através do seu Diretor Dr. Antônio Werneck, que esteve presente durante toda a programação. Maiores informações:www.biogalapagos.com.br.
 
Rejâne Lira, Coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos, NOAP-UFBA.

 
Grupo NOAP no Herpétil

Presidente da Casa Vital Brazil visita o NOAP

2010 é um ano de grande comemorações, entre elas os 145 anos do nascimento de Vital Brazil, nascido Vital Brazil Mineiro da Campanha, em 25 de abril de 1865. Como o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos, NOAP-UFBA, foi fundado por uma de suas netas, Tania Kobler Brazil, estamos participando ativamente deste ano de comemorações. Por isso, recebemos a visita de Érico Vital Brazil, primo de Tania e atual presidente da Casa Vital Brazil, em nosso Núcleo. 

Vital Brazil não foi apenas o descobridor da especificidade do soro anti-ofídico, que revolucionou a forma de tratamento de picadas de animais peçonhentos em todo o mundo, mas também fundou o Instituto Butantan, em São Paulo e o Institiuto Vital Brazil, em Niterói. Também participou ativamente do combate de epidemias e produziu as primeiras doses de soro anti-pestoso, contra a peste bubônica, e anti-ofídico, contra a picada de cobras, salvando incontáveis pessoas até hoje. Além disso, foi um exemplo de dignidade e superação que o levou a ser um dos nomes mais importantes da ciência médica brasileira. Para saber mais sobre Vital Brazil, acesse http://www.museuvitalbrazil.org.br/ e acompanhe as novidades da comemoração do seu nascimento.


Rejâne Lira, Coordenadora, uma das fundadoras do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos, NOAP-UFBA e grande admiradora da Obra de Vital Brazil.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Calendário Mensal: Agosto

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Atividade de Campo: Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM


Na última sexta-feira, dia 13 de agosto, os alunos e alunas dos Centros Avançados de Ciências do Projeto Ciência, Arte e Magia fizeram uma visita guiada ao Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM. Lá, eles(as) puderam conhecer a história do Museu, além de ver a exposição do artista baiano Gaio Matos e do fotógrafo Húngaro Thomas Farkas.

Nota: Diário de Natal

A participação do Projeto Ciência, Arte & Magia na SBPC Jovem teve o seu lugar garantido no Jornal Diário de Natal, publicado no dia 31 de julho. A professora da Escola Estadual Alfredo Magalhães, Bárbara Rosemar, deu um depoimento emocionante. Ela falou das dificuldades em levar os estudantes dos Centros Avançados de Ciências ao evento.
Clique aqui e veja a reportagem completa.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nota: 1ª Fase da Seleção do CAC/Alfredo

Está em andamento a seleção de estudantes para a 4ª turma do Centro Avançado de Ciências (CAC) do Colégio Estadual Alfredo Magalhães.  Na primeira fase da seleção, que aconteceu dia 19 de julho, foram selecionados 30 alunos entre a 5ª e 7ª série. A segunda fase, que irá definir os novos integrantes do CAC/Alfredo, está agendada para 16 de agosto. Acompanhe o resultado em nosso blog. 

terça-feira, 3 de agosto de 2010

" Uma História que Precisa ter Fim"


"- Afinal, Por que as pessoas usam drogas? Que tipo de prazer elas dão?". A curiosidade em saber quais são os efeitos causados pelos narcóticos pode se tornar um caminho sem volta. Pesquisas revelam que a maioria dos jovens sabe que as drogas podem se transformar num problema grave. Mas, isso não é o suficiente para mantê-los afastados de um cigarro de maconha, ou um papelote de cocaína. Um estudo feito pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo (Grea) mostra que curiosidade é um dos fatores que movem os jovens ao consumo de drogas - em seguida, vem o desejo de se tornar pertecente a um grupo de amigos.

Você pode ser "brother", mas entender que ninguém precisa ser igual a ninguém ou repetir padrões de comportamento para ser aceito no grupo. Este é o melhor caminho para dizer não às drogas. A prevensão em casa funciona melhor do que os anúncios do governos. "Dá para fazer uma boa campanha doméstica sem falar necessariamente em droga", diz o psiquiatra Sérgio Dario Seibel, de São Paulo. Em outras palavras: é natural o adolescente repelir reprimendas e conversas formais sobre esse assunto. Imediatamente fecha a cara e os ouvidos a quem lhe diz em tom grave: "Precisamos conversar sobre drogas", seja o pai, a mãe, seja o governo ou qualquer instituição. [extraído de VEJA Jovens]

Afim de tratar o assunto de uma forma mais descontraída, a editora Maurício de Souza - com patrocínio do Governo do Brasil, Secretaria anti-drogas e Petrobrás - publicou um gibiginho de 14 páginas com um conteúdo educativo no sentido de orientar aos jovens os perigos que se escondem por trás das drogas. Confira: A Turma da Mônica - Uma História que Precisa ter fim. Clique Aqui!