sábado, 10 de outubro de 2009

Participe do II Encontro de Jovens Cientistas


O II Encontro de Jovens Cientistas é um evento que reunirá diversas atividades científicas para jovens de todo o estado. Para saber mais sobre o que vai rolar, acesse o site do evento aqui. Participe, chame os seus amigos, convide a sua escola!

Projeto Darwin na Bahia em intensa atividade no mês de setembro


Em Salvador e no interior da Bahia, o Programa de Ações Educativas Darwin na Bahia e a Origem das Espécies realizou várias atividades no mês de setembro. Popularizando o conhecimento sobre Darwin, utilizou as informações da exposição "Darwin Now", as peças teatrais que contam a história do Cientista Charles Darwin, da réplica-miniatura do HMS Beagle, a oficina de origami e os jogos sobre biologia e evolução e experimentos científicos de estudantes. Confira a jornada do grupo de atividades:


Semana de Biologia - UFBA




Nos dias 21 e 22 de setembro o projeto Darwin na Bahia integrou a Semana de Biologia da UFBA, no Instituto de Biologia. Além de todos os componentes que fazem parte da exposição, alguns trabalhos feitos pelos estudantes dos Centros Avançados de Ciências do projeto Ciência, Arte & Magia para a SBPC Jovem foram apresentados em forma de pôster. A participação da exposição Darwin na SEMBIO deu oportunidade para que os estudantes de graduação e pós-graduação e professores conhecessem toda a dinâmica do projeto. Confira fotos desta atividade:











Novecentos KM de Salvador, em Teixeira de Freitas



A convite do Campus X da Universidade do Estado da Bahia, a exposição Darwin na Bahia e a Origem das Espécies foi a Teixeira de Freitas, sul da Bahia, nos dias 23 e 24 de setembro. Para integrar a II Semana de Biologia do campus da universidade, o grupo viajou 900 km durante 12 horas. Todo o evento foi em comemoração aos 200 anos de Charles Darwin, por isso contou com uma programação de palestras e oficinas voltadas ao assunto. Além da ida da exposição Darwin Now, da peça "Darwin e sua Consciência" de jogos sobre biologia e evolução e da oficina de origami, a professora Rejâne Lira ministrou uma palestra de tema "Ações Educativas Darwin na Bahia e a Origem das Espécies" e realizou a oficina "Educação criativa para professores" junto com a coordenadora pedagógica do projeto, Rosimere Lira. A professora Yukari Mise ministrou o curso serpentes e ofidismo, também integrando a II Semana de Biologia. Confira as atividades desta exposição:

















Segunda Primavera de Museus


Como um projeto do Museu e Centro de Ciências Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA), a exposição Darwin na Bahia também participou da Segunda Primavera de Museus, uma iniciativa organizada pelo Sistema Brasileiro de Museus e na qual cada museu prepara o seu evento. O NOAP realizou o seu evento no Colégio Estadual da Bahia Central, e levou a exposição Darwin na Bahia, com pôsteres, jogos, experimentos, Beagle e peças e a Rede de Zoologia Interativa (RedeZoo), que levou ao público informaçoes sobre animais peçonhentos, além de uma exposição viva de serpentes, aranhas e escorpiões. A Primavera de Museus contou também com uma palestra sobre Direitos Humanos, do professor Luís Cláudio Madeira. Confira como foi esse evento:










Encontro Darwin na Bahia


A exposição Darwin na Bahia e a Origem das Espécies participou, nos dias 06, 07 e 08 de setembro, do Encontro Darwin na Bahia, que reuniu pesquisadores nacionais e internacionais da área no Museu de Ciência & Tecnologia da UNEB . Nessa participação, o projeto Darwin na Bahia levou a exposição de pôsteres "Darwin Now", a oficina de origami e a réplica-miniatura do HMS Beagle. A próxima exposição do projeto será na Feira de Ciências do Colégio da Polícia Militar, nos dias 14 e 15 de outubro.