quarta-feira, 17 de junho de 2009

NOAP participa da Sétima Semana de Museus



Em seu segundo ano como Museu de Ciências, o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP), participou da Sétima Semana Nacional de Museus, de 17 a 23 de maio. A semana, com o tema “Museus e Turismo”, teve mobilização em todo o Brasil, e o NOAP participou com a exposição “Darwin na Bahia e a Origem das Espécies”, com ações educativas no Museu Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória, em Salvador.


O evento no museu ocorreu nos dias 22 e 23 de maio, sexta-feira e sábado, respectivamente. A coordenadora pedagógica do Ciência, Arte & Magia, profª. Rosimere Lira, fez a abertura das atividades, e passou um mini-vídeo sobre a Sexta Semana de Museus do NOAP (2008), realizada no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC), no Alto de Ondina. Houve também, pela primeira vez, a apresentação da peça “Darwin e sua consciência” escrita por Esiel Pereira, além da tradicional peça “Entrando na Mente de Darwin”.


Além das peças, os estudantes do Ciência, Arte & Magia expuseram seus experimentos e jogos, ensinando ciências de forma lúdica. A Sala Verde Ciência, Arte & Magia e o CIAC apresentaram em teatro de fantoches o espetáculo “Uzotoconta – Histórias do Cotidiano”, no qual as crianças contaram histórias que escreveram e que serão posteriormente lançadas num livro de mesmo nome. O professor Charbel El-Hani, do Instituto de Biologia da UFBA, vice-coordenador das ações educativas “Darwin na Bahia e a Origem das Espécies” ministrou a palestra ‘Por que aprender evolução?’, fazendo referência ao tema abordado pelo NOAP no seu evento. No encerramento, o teatro foi, novamente, o centro das atenções na reapresentação das peças.










Maratona SBPC tem resultados positivos



Em ritmo de maratona, 19 estudantes dos Centros Avançados de Ciências inscreveram seus trabalhos na 17ª SBPC Jovem, que ocorrerá de 13 a 18 de julho deste ano na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. Nas modalidades pôster e comunicação oral, foram aprovados todos os trabalhos e a partir desta semana começarão a ser estruturados para apresentação. Para confirmar o transporte e as hospedagens, os estudantes e a coordenação do Ciência, Arte & Magia esperam respostas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e do Colégio da Polícia Militar.


Confira os títulos dos trabalhos aprovados:


MORCEGOS: OS MAMÍFEROS GANHAM O AR (Valdir Cruz dos Santos)

COMUNICAÇÃO, UM VETOR DE SOBREVIVÊNCIA (Luana Santana Silva)

O ALTRUÍSMO COMO ESTRATÉGIA COMPORTAMENTAL DE SOBREVIVÊNCIA BIOLÓGICA (Vicente Braga Barbosa)

POLUIÇÃO E CÂNCER DE PELE: QUAL A RELAÇÃO? (Juracy Marques de Jesus Junior)

GUERRA CONTRA BALANÇA: OBESIDADE COMO UMA CARACTERÍSTICA CONDICIONAL OU ADQUIRIDA (Carolina Monteiro Santos)

UMA ANÁLISE BIOLÓGICA DA DEPRESSÃO (Mariana Moreira da Silva)

O MUNDO EM NOSSAS MÃOS (Ítalo Vinícius Nascimento Teixeira)

DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS (Adriele Cruz da Silva)

CAUSALIDADE: CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E A SUA RELAÇÃO COM AS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (Flávio Pereira Santana Guimarães)

O QUE SOU E O QUE VEJO: DISPARIDADE ENTRE O ESPELHO E A AUTO-IMAGEM (Neilla Luiza Santos de Sousa)

PARTO PROGRAMADO? NÃO PARA O BEBÊ! (Fernanda Paranhos Luz dos Santos)

A EVOLUÇÃO DO HOMEM SOB O OLHAR DE UMA CRIANÇA (Mateus Santos Ceuta)

AR, ÁGUA OU TERRA? ONDE OS MAMÍFEROS EVOLUÍRAM? (Ana Maria Souza Marques)

O CETICISMO CONTRIBUINDO PARA A CIÊNCIA (Ilana Taianá de Alcântara Pêpe)

SONO E SONHOS: QUAL A RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA? (Jacivania Ribeiro Souza)

EVOLUÇÃO DENTÁRIA DOS MAMÍFEROS E A ODONTOPEDIATRIA (Deisiane Gois Leite Capistrano)

O MIMETISMO (Vagner Laurentino Santana)

POLLIWAR (Caio Vinicius de Jesus Ferreira dos Santos & Carlos Gomes Alves).

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA GENÉTICA PARA O DARWINISMO: NEODARWINISMO (Maisa Antunes Miranda)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ação Educativa "Darwin na Bahia" vai a Lauro de Freitas



Em mais uma exposição da Ação Educativa “Darwin na Bahia e a Origem das Espécies”, o Ciência, Arte & Magia levou o teatro, a réplica do HMS Beagle e os jogos sobre ciências para perto da comunidade. Desta vez, o grupo foi ao Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.


Segundo a coordenação pedagógica do projeto, a exposição foi a mais organizada até então. A direção da escola trocou os ingressos por um quilo de alimento não-perecível. O que foi arrecadado pelos estudantes foi doado para as vítimas das chuvas que atingiram Salvador e região metropolitana neste mês.


Os mais de 100 alunos que visitaram a exposição foram pré-selecionados pela direção da escola, o que contribuiu para a organização e a produtividade dos estagiários. Na ocasião foi apresentada pela primeira vez a peça “Darwin e Henslow”, escrita por Orlando Augusto. Os professores também acompanharam o trabalho, conheceram os jogos e assistiram às peças.







Seminários: atividade semanal no Centro UFBA


Semanalmente, os estagiários e coordenadores do Ciência, Arte & Magia apresentam seminários referentes aos seus planos de trabalho e pesquisas. No dia 08 de maio os estagiários da Sala Verde Isabela Albuquerque e Bruno Pamponet apresentaram o seu plano de pesquisa “Ações da Sala Verde contra a Violência entre as Crianças da Comunidade do Alto de Ondina – Salvador/BA”. No mesmo dia a professora Renata Jucá apresentou o seu seminário sobre signos e linguagem, trazendo ao grupo muitas discussões. Quinze de maio foi a vez de Fernando Teixeira, bolsista do Projeto Darwin na Bahia, apresentar o seu plano de pesquisa e os resultados parciais na execução do trabalho, e no dia 29, a estagiária Mariana Sebastião também trouxe o seu trabalho e os resultados parciais para sugestões e correções dos espectadores. Na semana seguinte, dia 05 de junho, foi apresentado o plano de pesquisa do estagiário Esiel Pereira. No mesmo dia houve a palestra de “Noções de Biossegurança” da profª. Rosely Lira para os estudantes das novas turmas do Centro CPM.

Novas turmas do centro cpm tem cerimônia de entrega de guarda-pós

>

No dia oito de maio aconteceu a cerimônia de entrega dos guarda-pós das duas novas turmas do Centro CPM. Estavam presentes o coordenador da turma, professor Adelson Costa, a diretora pedagógica da instituição, professora Jacyara Petersen, e os Majores PM Welder e Carlos Augusto. O professor Adelson conversou com os pais dos estudantes sobre as novas atividades a serem feitas, explicando que o guarda-pó é o símbolo dos cientistas e será utilizado em todas as novas tarefas. As novas turmas já iniciaram os seus trabalhos nos dias de segundas e quarta (uma turma) e terça e quinta (outra turma) e até outubro estarão em preparação para o II Encontro de Jovens Cientistas da Bahia a ser realizado na VI Semana Nacional de Ciência & Tecnologia.





Atividade de Campo do mês foi no Museu de Ciência & Tecnologia da UNEB


Oito estudantes de cada centro de ciências participaram da atividade de campo no Museu de Ciência & Tecnologia da UNEB. Recém-inaugurado, o museu é espaçoso e traz uma variedade de demonstrações que explicam fenômenos físicos, químicos e biológicos.

Divididos em três grupos pelos monitores, os estudantes aprenderam sobre força centrípeta, óptica, corpo humano e muitas outras coisas que estavam demonstradas em objetos ultracoloridos. No museu a sala de física chama-se “Sala Professor Sérgio Esperidião”, uma grande surpresa para os integrantes dos Centros de Ciências, uma vez que este nome foi um dos grandes idealizadores e incentivadores do Projeto Ciência, Arte & Magia.

Numa visita de três horas os estudantes tiveram contato com os assuntos que vêem em sala de aula de forma real e prática, enquanto aqueles que ainda não têm as disciplinas das ciências naturais em seus currículos escolares entenderam, sem dificuldades, as explicações e conceitos. Em 2010 o museu certamente será uma sugestão para as atividades de campo do projeto.