segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ciência, Arte & Magia na VI Bienal de Cultura da UNE


Do dia 21 ao dia 23 de janeiro o Projeto Ciência, Arte & Magia participará da 6ª Bienal de Cultura da UNE. O evento será realizado de 20 a 25 de janeiro em vários pontos da cidade. As apresentações do grupo estão inscritas em "Ciência & Tecnologia", na qual participará com 31 jogos sobre ciências no Colégio dois de julho, entre os dias 21 e 23. Maiores informações sobre o evento no blog http://cucabienaldaune.blogspot.com/.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

FEBRACE 2009


O Projeto Ciência, Arte e Magia teve dois trabalhos aprovados para a FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo - USP. Os trabalhos foram 'Música: lembrar, sentir e viver' de Cássio Lima e Valner Machado, orientado pelas professoras Rejâne Lira e Yukari Mise e 'Observando o invisível numa câmara de nuvens', dos alunos Lucas Lordelo, Michele Caroline e Cristiane de Ângelis, orientado pelos professores Jorge Lúcio e Carlos França. A feira será realizada em março na USP. A Bahia será muito bem representada pelos trabalhos desses estudantes.

Última atividade de campo e confraternização


No dia 13 de novembro os estudantes dos Centros Avançados de Ciências fizeram a sua última atividade de campo de 2008. Foi a visita ao Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra. Os estudantes foram acompanhados dos professores Enoilma Silva, Bárbara Rosemar e Jorge Bugary e do estagiário Esiel Pereira. A lista para atividades de campo de 2009 já está pronta, e foi elaborada pelos estudantes, professores e estagiários do Projeto. Serão: Museus da UNIME, Museu da C&T (UNEB), reserva de Sapiranga, ÚNICA, Forte de São Marcelo, Observatório de Antares, Museu da Música Brasileira, Museu de Arte Sacra (UFBA) e asilo de idosos. Confira fotos da última atividade:





No dia 20 de dezembro foi realizada a confraternização do NOAP. O encontro reuniu professores, estagiários e estudantes e foi marcado por um divertido troca-troca. Além dos presentes, houve campeonato de vôlei, ping-pong, totó, baralho e diversas outras brincadeiras. Todo ano a confraternização é o momento de encontro dos integrantes do NOAP fora das atividades. Veja fotos:


Seminário Interativo e XXVII Seminário estudantil de Pesquisa

No dia 14 de novembro foi realizado o IX Seminário de Pesquisa e Pós-graduação - SEMPPG e o CCVII Seminário Estudantil de Pesquisa - SEMEP, evento no qual os bolsistas PIBIC apresentam os resultados dos seus trabalhos de Iniciação Científica - IC. Os bolsistas IC Júnior do Projeto Ciência, Arte e Magia se apresentaram em forma de comunicação oral com os seguintes trabalhos:


Apoio ao ensino da química orgânica no nível médio
Autor: Caio Vinícius Ferreira
Orientador: Lafaiete Cardoso



Lavoisier além da conservação das massas
Autor: Carlos Gomes Alves
Orientadora: Nídia Roque


Uma contribuição à história da aracnologia no Brasil
Autor: Oto Gibson Leite Coutinho
Orientador: Tânia Brasil


Ciência, Arte e Magia

Autora: Elisabete Pereira
Orientadora: Nídia Roque

.


Você Conhece a Sala Verde?
Autor: Matheus de Sá dos Santos
Orientadora: Rejâne Lira


Ciência e Comunicação: o que pensam os jovens sobre os meios de comunicação televisivos?
Autor: Deivisson Freitas
Orientadora: Simone Bortoliero


Educação em saúde no ensino fundamental: qual a verdadeira realidade?
Autora: Drielle Caroline Bidu
Orientadora: Rejâne Lira


Conceitos químicos estruturantes: estudo da combustão
Autora: Alana Lima
Orientadora: Maria da Conceição Marinho


Experiências de química para o ensino médio: o cotidiano das separações de misturas
Autor: João Carlos Ferreira Lima
Orientador: José Luís de Paula


De 11 a 13 de novembro a Universidade Federal da Bahia também realizou o Seminário Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão, com a apresentação de trabalhos sócio-culturais, oficinas, minicursos e pôsteres. O NOAP participou com trabalhos do Projeto Ciência, Arte & Magia e da Rede de Zoologia Interativa. As professoras Rejâne Lira e Rosimere Lira apresentaram o trabalho Sócio-cultural "Desafios e perspectivas de um programa brasileiro de educação científica" e a estagiária Mariana Sebastião, juntamente com a profª. Rejâne Lira, apresentaram o trabalho "A experiência de vídeos de um projeto social de educação, vocação e divulgação científica". A Rede de Zoologia Interativa fez exposição permanente na Escola de Dança e o pôster "Pergaminho Científico: produção de jornal on-line para divulgação científica entre jovens" também foi apresentado na sessão pôsteres.


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Notas

Reportagem sobre o Ciência, Arte & Magia é premiada no Concurso Jornalista do Futuro


Em 2008 foi realizada a quinta edição do prêmio Jornalista do Futuro, uma iniciativa do jornal Folha Dirigida e da Associação Baiana de Imprensa. Todo ano, nove alunos são premiados nas categorias artigo, entrevista e reportagem, e neste ano, Clarice Hortência de Carvalho Almeida, estudante do Colégio da Polícia Militar, falando do Projeto Ciência, Arte & Magia na sua reportagem "Jovens Popularizando Ciência" foi a vencedora do terceiro lugar da categoria. A premiação ocorreu no Teatro Diplomata, no dia 25 de novembro. Clique e leia a matéria especial e a reportagem escrita pela estudante.

Matéria Especial:

Reportagem escrita pela estudante:





Novos alunos no Centro Avançado de Ciências da Escola Alfredo Magalhães

Em novembro novos alunos foram integrados ao Centro Avançado de Ciências da Escola Alfredo Magalhães. Uma nova seleção foi feita, desta vez com alunos da quinta série, que responderam sobre qual profissão querem seguir no futuro, que conribuição darão à sociedade com ela e o que imaginavam ser um centro avançado de ciências. No total foram 20 entrevistados e sete selecionados. As atividades para os novatos começou de forma imediata. Abaixo o nome dos novos integrantes do Centro Alfredo Magalhães:


Alex dos Santos Cajaiba Cardoso

Douglas Rangelly O dos Santos

Elielson Araujo de Oliveira

Fabio de Moura Ferreira

Janaildes Santos Silva

Ciência Lúdica - Brincando e Aprendendo com Jogos sobre Ciências


De 20 a 22 de outubro de 2008, o Projeto Ciência, Arte & Magia participou com o “Ciência Lúdica: Brincando e Aprendendo com Jogos sobre Ciências”, da V Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, no Colégio Estadual da Bahia – Central. A semana de C&T em 2008 teve o tema “Evolução e Diversidade” O projeto integrou-se ao evento da SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), apresentando 49 jogos das áreas das ciências exatas, humanas e naturais. O Ciência Lúdica trata de um conjunto de ações que viabilizem a divulgação científica das produções de Jovens Iniciação Científica Júnior no âmbito da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Junto com os jogos sobre ciências, estavam também a Rede de Zoologia Interativa, com a mostra de zoologia viva (animais peçonhentos), kits zoológicos (animais em resinas) e microscópios, e a Sala Verde Ciência, Arte & Magia, com o seu acervo bibliográfico sobre Meio Ambiente. O teatro de fantoches também se apresentou, popularizando conhecimentos sobre cobras, aranhas e escorpiões para as escolas visitantes.

Na quarta-feira (22/09) houve o lançamento do livro “Ciência Lúdica: Brincando e Aprendendo com Jogos sobre Ciências”, organizado pela Drª. Rejâne Lira, coordenadora geral dos Centros Avançados de Ciências, com os artigos dos jogos, escritos pelos estudantes do Projeto. Também foram lançados o DVD “Ciência, Arte & Magia em vídeo 2008” e a edição especial impressa do jornal “Pergaminho Científico”, ambos organizados pela estagiária Mariana Sebastião. Tanto o jornal quanto o DVD trazem uma retrospectiva das atividades exercidas pelos centros avançados de ciências em 2008.

Para a estudante Elisabete Pereira, o evento foi interessante devido a temática dos jogos: “Apresentar os jogos é, de certa forma, melhor que apresentar experimentos. O interesse das pessoas é bem maior e a segurança que temos no domínio do assunto também”. Paola Lessa, companheira de Elisabete no jogo ‘Caminho do Ciência, Arte & Magia’, sobre saúde, também corrobora com a afirmação da estudante: “as pessoas despertam curiosidade pelo jogo, até na hora de responder as perguntas. Debatem e querem voltar a jogar”.

O lançamento marcou o encerramento das atividades da semana para o projeto, e foi uma ocasião de agradecimentos e saudações pelos esforços dos estudantes e orientadores. Todos receberam um exemplar do livro e do jornal impresso, acompanhados dos seus certificados de participação no evento. Foi a terceira participação efetiva do Ciência, Arte & Magia na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia. Em 2006, houve o I Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, na Faculdade de Medicina, Terreiro de Jesus, com o lançamento do livro “A Ciência, a Arte e a Magia da Educação Científica” e do DVD Jovens Repórteres Científicos; Em 2007, houve o Laboratório do Mundo: O Jovem e a Ciência, também na Faculdade de Medicina, Terreiro de Jesus, com o lançamento do livro “Laboratório do Mundo: o Jovem e a Ciência”.


Conheça mais o Ciência Lúdica AQUI


Confira as fotos do evento:



Clique nas imagens e conheça o nome dos jogos e seus autores:



Nosso livro, DVD e jornal. Em breve estarão disponíveis no site oficial do Projeto Ciência, Arte & Magia: