sábado, 30 de agosto de 2008

Ciência, Arte & Magia no 'Lá Dentro da Mata'



No sábado, dia 26 de julho, o Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia (CAM) participou, na Praça Teresa Batista, no Pelourinho, de um encontro do Lá Dentro da Mata, projeto lítero-musical infantil que objetiva retomar os valores culturais brasileiros para as crianças e fazê-las conhecer as riquezas naturais. Nosso grupo também participou com atividades da Sala Verde Ciência, Arte & Magia e da Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO), através da Zoologia Viva, Jogos educativos e Teatro de Fantoches.

Participaram do Gabinete de Curiosidades Científicas do CAM: As teorias do modelo atômico, de Gilberto Rios e Lucas Santana, A química da digestão, de Luan Iuri e Bruno Vinícius, Minhocas em Ação, de Fernanda Paranhos e Ilana Pepe, Poluição da Água, de Suellen Oliveira e Rafael Câmara e Construindo um respirômetro, de Clarice Hortência. Para o estudante Lucas Santana, o evento foi bom porque as crianças estavam muito interessadas, paravam de fazer outras coisas para ver os experimentos e perguntavam bastante, além de que, segundo ele, o espaço dado pelos organizadores à apresentação dos experimentos era bastante confortável e suficiente para uma boa locomoção.

A REDEZOO fez exposição de animais e os integrantes da Sala Verde, encenando num palco, explicaram às crianças sobre poluição, água, meio ambiente e aquecimento global, além de conversar sobre outros assuntos. O teatro de fantoches também abordou questões ambientais, como o desmatamento de florestas. Segundo a professora Rosimere Lira, coordenadora pedagógica do Ciência, Arte & Magia, o resultado foi satisfatório: “Cumprimos com o nosso principal papel, o da popularização da ciência. Demos o melhor de nós, o conhecimento. Brincamos, nos divertimos, ensinamos e aprendemos”.

Veja Fotos:










sábado, 2 de agosto de 2008

Entrega dos guarda-pós do Centro Avançado de Ciências do Alfredo Magalhães


Foi no dia 22 de julho, terça-feira, a cerimônia de entrega dos guarda-pós do Centro Avançado de Ciências do Colégio Alfredo Magalhães. A cerimônia contou com a presença dos estudantes, seus pais e amigos, da professora coordenadora da nova turma, professora Bárbara Rosemar, professora Isa Cerdeira e as integrantes do Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia, Rosimere Lira (coordenadora pedagógica), Roberta Smania e Mariana Sebastião.

De início, professora Rosimere Lira falou sobre o projeto a todos os presentes. Logo depois, Roberta Smania deu continuidade à conversa, falando das experiências do Ciência, Arte & Magia em todos os anos. Mariana Sebastião também falou da sua experiência como integrante do grupo. A entrega dos guarda-pós foi feita por uma pessoa escolhida pelo estudante, num gesto de muitas saudações e satisfações.

Professora Bárbara Rosemar fez uma homenagem ao professor do Colégio Alfredo Magalhães Rui Correia Cruz. Segundo ela, o professor sempre sonhou em montar um laboratório de ciências na escola, e sua forma de gratidão a ele foi colocar o seu nome no laboratório do Centro Avançado de Ciências do Projeto Ciência, Arte & Magia. O professor ficou muito emocionado com a iniciativa.

A mãe de um dos estudantes falou em nome dos outros pais, e agradeceu a iniciativa do projeto. A professora Rosimere Lira falou sobre o início da nova turma: "estou com uma grande expectativa com este grupo e mais ainda pela professora comprometida que eles têm".

A professora Bárbara Rosemar também não esconde a satisfação de estar com uma turma de estudantes no Alfredo Magalhães e fala do que espera: “As minhas expectativas são a de elevar a auto-estima dos alunos e desenvolver o gosto pela leitura e pela descoberta de novos caminhos. A proposta maior é que a busca pelo conhecimento esteja presente não apenas enquanto eles trabalham no Centro Avançado de Ciências e sim faça parte da vida de cada um deles. Trazer para perto deles o fascínio do criar, descobrir, levantar questões, discutir, dentre outros, nos estimula a continuar acreditando em um futuro melhor para a escola pública e da nossa sociedade”.


Veja fotos da entrega dos guarda-pós:








Ser um Cientista


Ser um cientista

Tão amplo quando o conceito de ciência é o de cientista. Ciência, normalmente definida por “saber adquirido pela experiência e pela observação; produção cultural humana”, pode estar relacionada a qualquer área de conhecimento. Mas essa é outra discussão. Cabe-nos aqui discutir o que é ser um cientista.

De um modo geral, o censo comum classifica o cientista como uma pessoa distante de sua realidade, alguém sério que passa os seus dias enclausurado em laboratórios. Existem ainda algumas pessoas que julgam cientistas pessoas altamente cultas e frias. Contudo, um verdadeiro cientista precisa ser muito sensível. Sensível a tudo que acontece ao seu redor, para desses acontecimentos extrair todas as lições possíveis.

Ser cientista não está necessariamente ligado a fazer pesquisas químicas ou físicas. Sua atuação pode abranger toda existência humana e seus produtos, inclusive suas emoções. Suas investigações podem ir desde a energia cósmica que move o universo, passando pela fé, até o movimento atômico ou o canto dos pássaros. Afinal, talvez seja tudo uma coisa só. E o que tornaria Einstein mais cientista do que eu ou você, desaparece quando a nossa ciência é fazer aquilo que amamos.

Antes de qualquer coisa, um cientista é um ser humano e como tal, está em maior ou menor intensidade, susceptível a sentimentos. Não pode se tratar de alguém que cataloga descobertas feitas através de experiências. Precisamos de cientistas que vão além, aqueles que tem o horizonte como meta, mas ainda assim, durante o caminho, param e plantam a amizade e o respeito. Um cientista de verdade não é só aquele que sabe que o sol é a maior estrela do nosso sistema, mas aquele que é capaz de se emocionar quando ele se põe. Um cientista de verdade não é só aquele que sabe todo o ciclo da água, mas aquele a quem a chuva irriga sonhos.


Orlando Augusto de Santana Pinto
Ciência, Arte & Magia.